Topo

Opinião: Dabove terá dura missão de reerguer o Bahia, que segue instável na temporada

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

01/09/2021 18h40

A atual situação do Bahia é longe do habitual que é esperado por seu torcedor. O clube passa, atualmente, por uma transição no comando técnico após uma série de resultados negativos no ano de 2021. Diego Dabove foi anunciado como o novo técnico do Bahia na última quarta-feira (25), após Dado Cavalcanti ser demitido depois de ficar oito jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro Série A, além da eliminação da Copa do Brasil para o Atlético-MG. 

O Tricolor de Aço já começou a temporada com o pé esquerdo ao terminar o Estadual de maneira vexatória. O clube baiano não apenas perdeu o título, mas sequer chegou à final da competição ao ser eliminado pelo Bahia de Feira de Santana. O clube que havia vencido a partida de ida pelo placar de 1 a 0 , com gol de Pablo, viu a equipe adversária golear por 3 a 0 no jogo de volta e ficar de fora da decisão. O Bahia de Feira de Santana acabou em segundo lugar ao perder o campeonato para o Atlético de Alagoinhas.

A situação foi amenizada em grande estilo, na época, já que com boa atuação na Copa do Nordeste, o Bahia levantou o título de campeão da competição regional ao vencer o Ceará, nas penalidades, pelo placar de 4 a 2. A quarta conquista do regional mais famoso do país foi o único motivo de alívio do torcedor tricolor até o momento.

Outra frustração no ano foi a eliminação precoce na Copa Sul-Americana, onde apenas o primeiro colocado do grupo avançava para as oitavas de final, mas o time de Salvador nem chegou perto da vaga. Com duas vitórias, dois empates e duas derrotas, a equipe foi instável na fase de grupos, totalizando oito pontos em seis jogos, colocando o Bahia na terceira posição, atrás do Montevideo City Torque, com 11 pontos, e do classificado Independente, da Argentina, com 14 pontos obtidos.

Outro problema que trouxe dores de cabeça para o até então comandante Dado Cavalcanti, foi a saída de jogadores durante a temporada. O lateral-esquerdo Zeca teve seu contrato de empréstimo encerrado, além da saída de dois meio campistas considerados titulares, como Gregore, que foi vendido para o Miami, dos Estados Unidos, e Thaciano, que teve seu contrato de empréstimo encerrado pelo Grêmio e foi vendido para o Altayspor, da Turquia.

Pela Copa do Brasil, o Bahia começou muito bem ao aplicar uma goleada histórica de 7 a 1 sobre o Campinense e, posteriormente, 4 a 1 no Manaus na segunda fase. Já contra o Vila Nova, na terceira fase, a equipe tricolor venceu as duas partidas pelo placar mínimo de 1 a 0 e avançou às oitavas de final. Com as dezesseis melhores equipes classificadas, o time do até então técnico Dado Cavalcanti não resistiu ao Atlético Mineiro ao ser derrotado por 2 a 0 no jogo de ida. Na partida de volta, o clube esteve perto de obter a vaga, mas mesmo vencendo por 2 a 1, o clube mineiro avançou de fase.

Eliminado de todas as competições, restou apenas o Campeonato Brasileiro para o Bahia que, em 18 partidas até o momento, perdeu cinco, empatou três e perdeu dez, somando apenas 18 pontos na tabela. Na última partida, diante do Grêmio, o tricolor baiano foi novamente derrotado por 2 a 0, colocando um ponto final na passagem do técnico Dado Cavalcanti que passou a lugar para o argentino Diego Dabove.

Dabove estreou com derrota ao perder para o Fluminense por 2 a 0, e trabalha para ajustar o time que corre sério risco de rebaixamento. O técnico que tem boa bagagem pelo futebol argentino tem pela primeira vez sua experiência no futebol brasileiro com a missão de tirar o Bahia da situação difícil em que se encontra. O treinador argentino fará sua estreia jogando em casa no próximo sábado (4), diante do Fortaleza, em partida válida pela primeira rodada do segundo turno do Brasilerão.