Topo

Peru tenta voltar à Copa após 36 anos em duelo decisivo contra a Colômbia

09/10/2017 13h52

Lima, 9 out (EFE).- O Peru tentará nesta terça-feira acabar com 36 anos sem se classificar para uma Copa do Mundo, mas precisará fazer o dever de casa em Lima vencendo uma forte Colômbia que tem mais chances de garantir vaga na Rússia e ainda torcer por uma combinação de resultados na última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas.

Atualmente na zona de repescagem, os peruanos chegam à partida decisiva na quinta posição, com os mesmos 25 pontos que os argentinos, na sexta colocação, e um a menos que os colombianos, que ocupam o quarto e último lugar a conseguir a classificação direta.

A seleção peruana não depende só de si. Mesmo com uma vitória no Estádio Nacional, se o Chile vencer o Brasil e a Argentina conseguir os três pontos contra o Equador e acumular um saldo de gols superior ao do Peru, a equipe treinada por Ricardo Gareca vai para a repescagem. Em qualquer outra situação, uma vitória será suficiente.

No entanto, um empate com a Colômbia ainda pode render uma improvável classificação direta ou uma vaga na repescagem. Em caso de derrota, o único jeito seria torcer contra Argentina e Paraguai para se manter na quinta posição.

Apesar de jogar como visitante, a Colômbia tem uma missão menos complicada e depende apenas do próprio desempenho para carimbar o passaporte à Rússia. Uma simples vitória será o bastante para garantir a classificação.

Um empate também servirá caso a Argentina não ganhe ou o Chile perca. Caso essas combinações não ocorram, a seleção comandada por José Pekerman irá à repescagem. Além disso, os colombianos têm chances de conseguir a classificação direta mesmo com uma derrota.

Embora os números dificultem a tarefa do Peru, a equipe chega à partida em um momento melhor, com cinco jogos de invencibilidade, sendo três vitórias e dois empates. A Colômbia não vence há três jogos.

"A força desta equipe é a coletividade que está sendo mostrada, da mesma forma que a vontade de ir à Copa do Mundo. Sabemos que não nos classificamos há muito tempo, e queremos ir. Estamos trabalhando para isso e agora estamos a um passo de conseguir", afirmou o goleiro peruano Pedro Gallese.

Na opinião do meia André Carrillo, a partida contra a Colômbia será a mais importante de sua carreira e todos os jogadores da seleção sabem que o jogo representará "uma responsabilidade muito grande".

"Jogaremos a partida mais importante das nossas carreiras. É uma responsabilidade muito grande para todos nós. Mas estamos contentes por enquanto, pelo que o torcedor está vivendo, estamos representando o país inteiro", comentou.

Após o empate em 0 a 0 com a Argentina na quinta-feira passada em Buenos Aires, Gareca destacou que a seleção peruana chegará à próxima partida com "nada assegurado" e respeito pela Colômbia.

O Peru terá todo o elenco disponível, inclusive o zagueiro Christian Ramos e os meias Christian Cueva e Carrillo, titulares que votlam de suspensão.

Já a Colômbia chega a Lima com a ambição de garantir a classificação com uma vitória fora de casa. Após a derrota sofrida por 2 a 1 para o Paraguai, o técnico José Pekerman manteve o foco ao dizer que a seleção continuava a depender apenas de si.

O atacante Falcao García também afirmou que a equipe "está preparada e com a mente focada na terça-feira", embora tenha reconhecido que "o Peru é uma seleção que vai buscar o resultado".

De acordo com o meia Abel Aguilar, a Colômbia irá a campo "sem medo de jogar" porque tem jogadores "que fazem a diferença" e ressaltou que a receita para vencer fora de casa será ter "concentração, comunicação e solidariedade".



Prováveis escalações:.

Peru: Gallese; Corzo, Ramos, Rodríguez e Trauco; Tapia, Yotún, Carrillo e Cueva; Flores e Guerrero. Técnico: Ricardo Gareca.

Colômbia: Ospina; Arias, Murillo, Sánchez, Fabra; Sánchez, Bairros, Cuadrado, Aguilar, Rodríguez; e Falcao. Técnico: José Pekerman.

Árbitro: Sandro Meira Ricci (Brasil), auxiliado pelos compatriotas Emerson de Carvalho e Marcelo Van Gasse.

Estádio: Nacional, em Lima (Paraguai).