Igor Severino fala pela primeira vez sobre mordida no UFC: 'Muito arrependido'

Igor Severino precisou de alguns dias para esfriar a cabeça e tentar entender o que o levou a aplicar a infame mordida em André Mascote no UFC Vegas 89, que lhe custou sua invencibilidade no MMA, o contrato com a organização e, até mesmo, seu salário. Agora, apesar de ainda não ter todas as respostas, o peso-mosca (57 kg) decidiu que era hora de quebrar o silêncio.

Em entrevista ao site 'MMA Junkie', Igor Severino ressaltou seu arrependimento pelo polêmico episódio ocorrido no último sábado (23). O jovem paraense, de 20 anos, também deixou claro que sua atitude no octógono do UFC Vegas 89 não condiz com quem ele é como pessoa ou lutador, e pediu desculpas a todos os envolvidos.

"Tem sido louco, alguns dias loucos. Um dia eu estava lutando no melhor evento do mundo, estava realizando meu sonho. No momento seguinte, eu sou banido do evento. Eu venho de origem humilde, trabalho desde novo. Deixei minha casa na adolescência para vir treinar e chegar aqui. Ver tudo isso ir embora e da forma que foi, é algo que não é parte de mim. Não é quem eu sou como pessoa. Não é quem eu sou como lutador. Eu me sinto muito arrependido. Me deixa muito emocionado e triste. Meu sonho se tornou pesadelo de repente", declarou Igor.

Inexplicável

Diante de toda a repercussão negativa gerada pela mordida no braço de André Mascote durante o segundo round do embate entre eles, Igor tirou os últimos dias para refletir sobre o ocorrido. No entanto, o peso-mosca admite que ainda não encontrou uma explicação para sua atitude e alega que não possui nenhuma lembrança do fatídico momento.

"Eu me lembro de tudo que estava acontecendo até eu ser atingido com algo muito duro. Eu assisti ao vídeo depois e pensei que tinha sido uma cotovelada. Dali em diante, eu estava no piloto automático. Não me lembro de nada", afirmou Igor.

O paraense, porém, sugere que um duro golpe sofrido no combate pode ter contribuído para que ele perdesse a consciência de seus atos dentro do octógono. Para corroborar a hipótese levantada por ele, Severino lembra que vinha bem na luta e, inclusive, foi apontado como vencedor do primeiro round por um dos três juízes laterais e parte da comunidade do MMA.

"Eu sempre lutei com respeito e entreguei dentro do cage. Nunca fiz qualquer coisa fora das barreiras do esporte. Para mim, eu não conseguia compreender o que estava acontecendo. Se você olhar para a luta, muitas pessoas vieram até mim e disseram: 'Você estava ganhando o round. Por que você fez aquilo?'. Eu assisti ao vídeo e, sim, eu acho que estava um round para cada um ou você poderia dizer que eu estava ganhando. Não tinha nada que poderia justificar a mordida", concluiu.

Punição

Além de ter sido desqualificado, o que causou sua primeira derrota como profissional no MMA, Igor Severino foi imediatamente demitido do UFC por Dana White, presidente da companhia, e também teve sua bolsa retida pela Comissão Atlética de Nevada, responsável por regular o evento de sábado. O brasileiro concorda com as punições, mas pede que sua carreira não seja permanentemente afetada.

Continua após a publicidade

"Eu fiz algo errado. É certo que eu seja punido. Fui cortado (do UFC). Eu acho que isso é uma das piores coisas que poderia ter acontecido. A comissão reteve minha bolsa, então eu nem tenho certeza se vou receber algo. Não tenho certeza do que eles vão decidir porque esse dinheiro nem é para mim. É para toda minha família que depende de mim. Lutar é como eu pago as contas, como eu consigo pagar o aluguel. É como eu consigo pagar pelos remédios, como eu consigo tomar conta dos membros da família doentes, como eu posso comprar comida para eles. É tudo que eu sei fazer, é tudo que eu tenho para ganhar a vida", concluiu.

O caso

Contratado via 'Contender Series', em setembro do ano passado, Igor Severino fazia sua estreia no UFC no último sábado, na edição 'Vegas 89', contra o compatriota André Mascote. Apesar de estar bem no combate, que contou com uma primeira parcial eletrizante, o jovem de 20 anos surpreendeu a todos ao morder o braço do seu oponente no segundo round, quando tentava derrubá-lo e levar a luta para o chão.

Após o alerta ao árbitro e os gritos de dor de André, o lance foi revisado pelo 'VAR', que confirmou a ilegalidade e desclassificou Igor. Além da confirmação através do vídeo, a marca da mordida de Severino no braço de seu adversário era visível, o que facilitou o trabalho do juiz central na hora de tomar a decisão.

Deixe seu comentário

Só para assinantes