Topo

Sharapova vence na volta às quadras após 15 meses de suspensão por doping

26/04/2017 16h23

Estugarda, Alemanha, 26 Abr 2017 (AFP) - A estrela russa Maria Sharapova voltou nesta quarta-feira a competir, após 15 meses de suspensão por doping, com uma vitória diante da italiana Roberta Vinci (7-5, 6-3), na primeira rodada do torneio de Stuttgart.

A ex-número 1 do mundo pôde participar do torneio, disputado em saibro e que já venceu três vezes na carreira, graças a um convite da organização, apesar das críticas das outras jogadoras do circuito.

"Esperei por este momento por muito tempo. É a melhor sensação do mundo poder entra em quadra. Faz parte de mim desde que era criança e foi muito especial", declarou a russa após a partida.

Sharapova foi suspensa após ser pega em um exame antidoping por uso de meldonium. O último torneio que havia disputado foi o Aberto da Austrália, em janeiro de 2016.

Nervosa no início do jogo, perdendo os dois primeiros games cometendo diversos erros não forçados, Sharapova foi pouco a pouca tomando confiança e adquirindo ritmo de jogo.

Diante de uma adversária experiente, a russa finalmente recuperou a calma e conseguiu reverter o placar, vencendo o primeiro set em uma hora de jogo. Com 5 a 5, conseguiu quebrar providencialmente o saque de Vinci, antes de sacar com força e garantir a parcial.

No segundo set, sem cometer os erros do início do jogo, comandou a maioria das trocas de bola até fechar a partida, soltando seu famoso grito ao marcar o último ponto.

"Foi meu primeiro jogo em muito tempo, mas quando chega a hora você bloqueia todo o resto. Sou competitiva por natureza, até quando as coisas não funcionam", analisou a russa.

- Rolando Garros no horizonte -"Eu fico no melhor momento quando esqueço de tudo, sou eu mesmo e só preciso competir", completou.

Número 1 do mundo aos 18 anos de idade, Sharapova conquistou 35 torneios WTA na carreira, entre eles cinco Grand Slams.

Num primeiro veredito, a russa de 30 anos foi suspensa de todas as competições por dois anos pela ITF. A suspensão acabou sendo reduzida para 15 meses pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), que reconheceu que a tenista não teve a intenção de burlar o sistema.

Sharapova fazia uso há anos de meldonium, até então permitido, mas o medicamento acabou entrando na lista de substâncias proibidas da Agência Mundial Antidoping (Wada) em janeiro de 2016.

A russa dará sequência à caminhada em Stuttgart enfrentando na segunda rodada a compatriota Ekaterina Makarova, nesta quinta-feira.

"Vai ser difícil, mas cada jogo é importante para mim agora", declarou.

No horizonte de Sharapova está a possibilidade de disputar Roland Garros. O presidente da Federação Francesa de Tênis (FTT), Bernard Guidicelli, afirmou nesta quarta que decidirá no dia 16 de maio se concede ou não um convite (Wild Card) à russa para que dispute o Grand Slam parisiense.

Antes de Roland Garros, a russa já recebeu convites para disputar os torneios WTA de Madri e Roma.

ryj-cpb/pm/am