Topo

LBF: O que você precisa saber antes da estreia da liga feminina de basquete

João André Fraga

Colaboração para o UOL

08/03/2023 04h00Atualizada em 08/03/2023 10h16

A edição 2023 da LBF contará com oito equipes, representando quatro estados e três regiões do Brasil. São elas: AD Santo André-SP, Bax Catanduva-SP, Ituano Basquete-SP, Sampaio Basquete-MA, SESI Araraquara-SP, Sodiê Mesquita-RJ, Unimed Campinas Basquete-SP e Unisociesc/Blumenau-SC.

O UOL vai transmitir toda a temporada 2023 da LBF (Liga de Basquete Feminino), principal torneio feminino de basquete do Brasil.

Os jogos serão mostrados na home UOL e no YouTube do UOL Esporte, incluindo os playoffs. As transmissões começam nesta quarta-feira com SESI Araraquara x BAX Catanduva, às 19h30 (de Brasília).

A disputa

A LBF 2023 terá turno e returno, somando 56 jogos na fase de classificação para os playoffs. Na pós-temporada, o caminho para o título terá quartas de final e a semifinal, tudo em melhor de três partidas.

Já a finalíssima poderá ter até cinco jogos.

Selecionáveis

Das 12 atletas campeãs do Sul-Americano de 2022, oito vão atuar na atual temporada da LBF. É a base da seleção brasileira desfilando nas quadras do Nordeste, Sudeste e Sul. O Sampaio Basquete vai contar com os serviços de Érika, Patty, Alana Gonçalo e Tainá Paixão.

Araraquara conta com Aline Moura e Sossô. Leila estará no comando de Blumenau, enquanto Sassá tem tudo para brilhar pelo Santo André.

Números/Curiosidades

Desde a primeira edição, disputada em 2010, sete clubes diferentes já conquistaram a liga. Dos oito times que vão disputar a temporada 2023, quatro já foram campeões: Santo André, Sampaio, Ituano e Unimed Campinas.

Contudo, desde o extinto time de Americana-SP, nenhuma equipe conseguiu o bicampeonato em sequência.

Americana ergueu as taças em 2014 e 2015. A equipe do interior paulista, aliás, é tetracampeão da liga, que também venceu em 2011/2012 e em 2017 quando fez parceria com o Corinthians. Apesar do título, o projeto foi interrompido logo depois.

Bolívia Querida

Atual campeão da LBF e com três títulos na história, o Sampaio Basquete chega como grande favorito.

A equipe maranhense terá o retorno das campeãs Érika, Tainá Paixão, Rapha Monteiro, Patty, Alana, um quinteto forte e entrosado.

E por que Bolívia Querida? O Sampaio Basquete tem as cores do país sul-americano, o amarelo, o verde e o vermelho.

Força paulista

Das oito equipes inscritas na competição, cinco são do Estado de São Paulo. AD Santo André, Bax Catanduva, Ituano Basquete, SESI Araraquara e Unimed Campinas Basquete.

O time de Santo André jogou todas as 11 edições e possui um título na temporada 2010/2011. A equipe do Ituano Basquete foi campeã da Liga em 2021, enquanto a Unimed Campinas ficou com o título em 2018.

Já os menos experientes Araraquara e Catanduva vão para sua quarta participação cada e ainda estão atrás da glória eterna.

Em família

Do estado do Rio de Janeiro vem a equipe da Sodiê Mesquita, que vai para sua quarta participação na LBF.

Ninguém menos do que a MVP das duas últimas temporadas segue no time.

Thayná é o nome da fera, que, curiosamente, terá a companhia da irmã Thamara, que retorna às quadras após um longo período.

Bola pra Thamires

Único representante da região Sul, o Unisociesc/Blumenau, de Santa Catarina, vem embalado para a atual temporada após seis títulos seguidos no estadual.

O time catarinense tem um vice em 2021 e aposta suas fichas na pivô Thamires, ex-Sport e MVP do Brasileiro sub-23 de 2022.

Os professores

Duas caras conhecidas do banco de reservas vão comandar seus times na LBF 2023. O argentino Cristian Santander retornou para liderar o Sampaio Basquete. Ele que foi campeão com a Bolívia Querida em 2019.

Já Antonio Carlos Barbosa, multicampeão como treinador da seleção brasileira e com diversos clubes, vai para mais uma temporada à frente do Ituano. Barbosa, como é conhecido, ainda não tem um título da LBF em seu currículo, são dois vices, ambos com Ourinhos, em 2011 e 2012.

Na cola do Sampaio

Com elenco recheado, o Sampaio Basquete é o favorito e, consequentemente, o alvo das demais equipes. Todas vão querer tirar uma casquinha das favoritas.

O trio paulista formado por Campinas, Santo André e Araraquara promete dar uma canseira no time maranhense.