Topo

Dia de decisão: NFL monta parque inédito no Brasil para promover Super Bowl

Arthur Macedo

Do UOL, em São Paulo

12/02/2023 04h00

É a primeira vez que a Liga de Futebol Americano (NFL) promove um evento oficial aqui no Brasil: o NFL in Brasa. A ideia é uma das ações mundias de promoção do Super Bowl, a final do futebol americano que é conhecida por ser o evento de maior audiência no planeta.

Em São Paulo, o Komplexo Tempo foi transformado em um parque de futebol americano. O público tem a oportunidade de testar suas habilidades com a bola oval e ter experiências voltadas para o fã de NFL.

Sinta-se dentro do Super Bowl

O NFL in Brasa montou uma série de desafios similares aos executados por jogadores. Os visitantes podem testar a precisão no passe, mostrar velocidade na corrida de 40 jardas ou exibir impulsão no salto vertical.

O stand para chutar field goals fez sucesso com o público. Apesar de o brasileiro estar mais habituado com a prática do futebol, muitos sofrem para dar força e direção à bola oval. O chute de 15 jardas que a maioria tentou é mais curto do que qualquer um executado pelos kickers da NFL.

O desafio de habilidades reúne vários fundamentos: passe, quebra de tackles, velocidade e recepção. As brincadeiras se transforaram em competição, com medição oficial de tempo. A jovem Isabele Prieto levou a melhor na categoria feminina deste jogo, mesmo se machucando depois de um tombo na primeira rodada. Ela contou que assiste ao futebol americano há anos e também pratica.

Corrida de 40 jardas no NFL in Brasa, um desafio que jogadores passam durante o processo de Draft. - @foto.grafiasbr - @foto.grafiasbr
Corrida de 40 jardas no NFL in Brasa, um desafio que jogadores passam durante o processo de Draft.
Imagem: @foto.grafiasbr

Justificando o nome

Praça de alimentação do NFL in Brasa. - Arthur Macedo - Arthur Macedo
Praça de alimentação do NFL in Brasa.
Imagem: Arthur Macedo

O NFL in Brasa tem como um de seus focos a praça de alimentação. O espaço possui opções de churrasco — daí o nome NFL in Brasa, que faz também o trocadilho com Brasil — e conta com variedade de comidas ao estilo norte-americano. O objetivo é proporcionar uma experiência parecida com a dos estádios da NFL.

Também há uma loja com produtos oficiais das 32 franquias da liga. Bonés, camisas de jogo e camisetas estão entre as opções.

Para os fãs de videogame, há consoles de última geração com o jogo Madden 23.

Promessa de novos eventos

O Brasil é apontado pela liga como um dos principais mercados do futebol americano fora dos EUA. Ou seja, o NFL in Brasa vem para atender a demanda de um público com vontade de consumir.

Quem esteve no Komplexo Tempo gostou do que viveu. "Está muito legal, bem organizado, e tem que ter mais. Tem muito fã de NFL no Brasil", diz Marcos André Ribeiro, torcedor e praticante do esporte há anos. Lucas Avante, que acompanha o Green Bay Packers desde 2012, também celebrou a existência do NFL in Brasa.

Teve um evento da NBA no ano passado, gosto bastante de basquete também, e fiquei pensando: 'Que legal seria se tivesse um da NFL'. Ter um evento desses aqui é muito da hora. O espaço está bem grande, tem bastante coisa interativa" Lucas Avante, fã de futebol americano

A liga sabe que o público quer mais experiências. Pedro Rego Monteiro, CEO da Effect Sport, empresa responsável por gerenciar a marca NFL no Brasil, celebrou os resultados alcançados com o NFL in Brasa e promete novidades pela frente.

Certamente a gente espera mais um evento a cada Super Bowl. Mas a gente também está explorando outras possibilidades, até porque a gente está sendo demandado. Redes de shopping no Brasil todo querem ativações da NFL ao longo do ano" Pedro Rego Monteiro, CEO da Effect Sport.

Pedro Rego Monteiro, CEO da Effect Sport, empresa responsável pela NFL no Brasil. - @foto.grafiasbr - @foto.grafiasbr
Pedro Rego Monteiro, CEO da Effect Sport, empresa responsável pela NFL no Brasil.
Imagem: @foto.grafiasbr

A tendência é que as próximas edições do NFL in Brasa também sejam na cidade de São Paulo, o maior mercado do país. Quem prevê é Pedro Monteiro, responsável por representar a marca no Brasil. Outras regiões do país devem receber eventos itinerantes.

Monteiro aposta na presença da NFL na TV aberta para auxiliar o crescimento no Brasil. "A audiência da RedeTV! é complementar à da ESPN, então traz fãs novos". Depois de transmitir o Super Bowl LVI no ano passado, a emissora exibiu a temporada completa pela primeira vez.

Como ir ao NFL in Brasa?

Hoje é o segundo e último dia de evento. Os ingressos podem ser comprados pela internet e foram divididos de duas formas: Tailgate Pass (das 10h às 18h) e Super Bowl Pass (a partir de 19h, para assistir ao jogo entre Philadelphia Eagles e Kansas City Chiefs).

O Super Bowl LVII acontece neste domingo, às 20h30 (de Brasília). Além dos astros da NFL, a partida terá show no intervalo da cantora Rihanna.