Topo

Conselho a Curry e físico em dia: qual é o papel de Leandrinho nos Warriors

Leandrinho Barbosa é assistente técnico do Golden State Warriors desde 2020 - Mercedes Oliver/NBAE via Getty Images
Leandrinho Barbosa é assistente técnico do Golden State Warriors desde 2020 Imagem: Mercedes Oliver/NBAE via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

07/06/2022 04h00

Leandrinho Barbosa foi contratado pelo Golden State Warriors em 2014. Foram duas temporadas na franquia e o título da NBA em 2015. A entrega em quadra lhe rendeu o carinho da torcida e o reconhecimento dos membros do time. Prova disso é que o ex-jogador retornou em 2020 como assistente técnico. Agora, tem papel essencial na equipe que está novamente nas finais da liga.

Leandrinho chamou a atenção dos Warriors depois do Mundial de basquete de 2014. Ele assinou por uma temporada e terminou 2014-15 como campeão da NBA. Após o título, veio a renovação por mais um ano. Os Warriors chegaram novamente às finais em 2016, mas perderam de virada para o Cleveland Cavaliers.

Ao término da temporada, Leandrinho acertou a volta ao Phoenix Suns. No ano seguinte, retornou ao Brasil, onde atuou por Franca e Minas antes de anunciar sua aposentadoria para assumir uma vaga de assistente nos Warriors, em 2020 — a franquia ainda tem outros dois ex-jogadores da mesma época do brasileiro na diretoria, Shaun Livingston e Zaza Pachulia.

Leandrinho foi contratado como mentor de jogadores devido à experiência de 14 temporadas na NBA. Há quase dois anos no cargo, o ex-ala-armador já é reconhecido na nova função.

"Tem sido uma transição muito boa. Como jogador, ele era muito enérgico, focado e jogava com muita alegria. É sensacional tê-lo por perto todos os dias. Ele nos tornou melhores com sua atitude e faz o mesmo como assistente técnico", disse Ron Adams, assistente técnico dos Warriors, em entrevista ao apresentador Fabio Malavazzi.

"Leandrinho é um cara que você fica ansioso para ver todos os dias. Ele tem sido incrível com os nossos jogadores, que têm muito respeito por ele. Ele jogou basquete em um nível muito alto, então eles o escutam. Ele foi uma grande adição para a comissão técnica", acrescentou.

Conselho a Curry

Leandrinho Curry 1 - Noah Graham/NBAE via Getty Images) - Noah Graham/NBAE via Getty Images)
Leandrinho conversa com Stephen Curry durante jogo dos Warriors
Imagem: Noah Graham/NBAE via Getty Images)

No começo do ano passado, a maior estrela dos Warriors, Stephen Curry, recebeu conselhos do brasileiro quando passava por uma fase ruim nos arremessos e tentava se adaptar aos novos companheiros de time.

"Uma coisa que eu disse a ele [Curry] quando ele estava tendo dificuldades para fazer arremessos: 'Você tem que ser paciente porque este é um ambiente diferente, é um time diferente, caras diferentes. Vai demorar um pouco para você se sentir confortável'", disse Leandrinho à rádio KNBR 680.

"E ele disse: 'Sim, definitivamente. Vou precisar de você [para lembrá-lo disso]'. Eu disse: 'Estou aqui. Estou aqui para você. Não se preocupe com isso. Apenas seja paciente e continue fazendo o que você faz. Pratique do jeito que você faz, mas, às vezes, você vai ter que ser diferente na maneira como você joga'", acrescentou o ex-jogador.

A conversa surtiu efeito. Curry melhorou, assim como os Warriors, que caíram no play-in na temporada passada e, um ano depois, estão na final.

Volta às quadras?

Leandrinho Curry 2 - Garrett Ellwood/NBAE via Getty Images - Garrett Ellwood/NBAE via Getty Images
Curry e Leandrinho, durante aquecimento
Imagem: Garrett Ellwood/NBAE via Getty Images

Durante a temporada, não sobra muito tempo, mas Leandrinho está sempre em quadra com o time. Ele trabalha com os jogadores e, vez ou outra, participa dos coletivos ou de exercícios. Quem o vê nessas interações fica impressionado em como o brasileiro aguenta o tranco.

Até o técnico Steve Kerr já falou que Leandrinho ainda poderia jogar na NBA. Quando a franquia sofreu com lesões no começo de 2021, o treinador foi questionado sobre uma possível volta do brasileiro à ativa.

"Não, não tivemos essas discussões, mas estou falando sério quando digo que ele poderia ser muito eficaz se fizermos isso. Ele ainda está em forma."

Leandrinho não deve voltar a vestir o uniforme, mas seja compondo treinos ou aconselhando Curry, ele comprova sua importância e é muito querido por todos.