Topo

'Tóxico', diz Ana Thaís Matos sobre ambiente jornalístico no esporte

Ana Thaís Matos é convidada do Papo de Segunda, da GNT - Reprodução/GNT
Ana Thaís Matos é convidada do Papo de Segunda, da GNT Imagem: Reprodução/GNT

Do UOL, em São Paulo

26/04/2022 14h35

A apresentadora e comentarista Ana Thaís Matos, do Grupo Globo, criticou o ambiente das redações esportivas, o qual definiu como "extremamente tóxico". Convidada do Papo de Segunda, da GNT, desta semana, a jornalista comentou sobre as mudanças ao longo dos anos para as jornalistas esportivas e disse que no início da carreira, as meninas eram escolhidas por causa da aparência, revelando que ela mesma passou por isso.

"Quando eu comecei no jornalismo - eu não comecei a trajetória profissional no jornalismo, comecei um pouquinho mais velha - eu lembro que as meninas que estavam antes de mim sofriam muito no sentido da análise física. As meninas que iam ser contratadas tinham que ser sempre as mais bonitas do processo de seleção. E isso fazia muito mal para elas porque isso chegava para elas."

Em entrevista a Fábio Porchat, Emicida, João Vicente de Carvalho e Francisco Bosco, Ana Thaís disse que ela mesma foi submetida a este crivo no início da carreira, em 2011. "Isso aconteceu comigo, quando chegou a minha vez. Eu ouvi, depois que fui contratada no primeiro estágio, que quando eu cheguei para fazer o processo de seleção, os editores, todos homens, falaram o seguinte: 'quando passou a única mulher no meio de 16 homens, a gente sabia que você seria contratada'. Aquilo me pegou muito e acontece até hoje."

Embora, ela diga que ambiente para mulheres jornalistas nas redações esportivas tenha melhorado ao longo dos anos, com a presença de mais meninas nas redações, ainda está longe de ser ideal.

"O que acontece de diferente hoje é que nós temos mais mulheres. Poucas ainda. Mas eu acho que o mercado se abriu mais, as pessoas olham com um pouquinho mais de cautela, cuidado e respaldo e mais espaço. Mas eu acho que o ambiente jornalístico no esporte é extremamente tóxico porque ele mistura muitas vertentes ali do que o homem gostaria de ser e não foi. Quando ele vê uma mulher sendo o que ele não foi, aí, meu amigo, o negócio da ruim".