Topo

Longe demais! Cinco comentaristas demitidos após falas infelizes

Paulo Morsa, comentarista da Rádio Transamérica, ofendeu o técnico Abel Ferreira, do Palmeiras - Reprodução
Paulo Morsa, comentarista da Rádio Transamérica, ofendeu o técnico Abel Ferreira, do Palmeiras Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

19/03/2022 04h00

A demissão de Paulo Morsa após ofender o técnico Abel Ferreira agitou o noticiário na última semana. O jornalista chamou o comandante do Palmeiras de "idiota" e "boçal" e acabou demitido. Ele, porém, não foi o primeiro a ser punido após um comentário.

Nomes como Juninho Pernambucano e Raiam dos Santos também se envolveram em polêmicas que custaram seus cargos. E o UOL Esporte separou cinco destes episódios.

Paulo Morsa

Paulo Morsa - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O comentarista Paulo Roberto Martins, o Morsa, foi demitido pela Rádio Transamérica após ofender ao vivo o técnico Abel Ferreira. No "Papo de Craque" da última segunda-feira (14), o jornalista chamou o comandante do Palmeira de "boçal", idiota", "arrogante" e "prepotente".

A fala rapidamente repercutiu entre torcedores e dirigentes do Palmeiras, tanto que a presidente Leila Pereira vetou atendimentos à rádio. O profissional acabou demitido no dia seguinte à polêmica.

Racismo

O narrador Romes Xavier e o comentarista Vinícius Silva foram demitidos da Rádio Bandeirantes de Goiânia por comentários racistas sobre o cabelo de Celsinho, jogador do Londrina, durante transmissão de jogo contra o Goiás, no ano passado.

Xavier afirmou que Celsinho estava com dificuldades para se levantar por causa do peso do cabelo. Já Vinícius comparou a cabeleira do jogador com uma bandeja de feijão: "Não é porque estou perdendo os cabelos que vou achar um negócio deste bonito"

Não foi o primeiro

Fábio Benedetti - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Um ano antes, um caso de racismo também terminou em demissão. Após eliminação do Santos no Campeonato Paulista de 2020, o comentarista Fábio Benedetti foi dispensado pela Rádio Energia 97 por fala racista ao criticar o atacante Marinho.

"Eu vou falar assim: você é burro, você está na senzala, você vai sair do grupo uma semana para pensar no que você fez", disse Benedetti.

Na ocasião, Marinho se manifestou e cobrou uma punição ao comentarista. Benedetti pediu desculpas pelo episódio e foi demitido.

Juninho Pernambucano

Juninho Pernambucano - Romain Lafabregue/AFP - Romain Lafabregue/AFP
Imagem: Romain Lafabregue/AFP

O ex-jogador Juninho Pernambucano deixou a SporTV em 2018 por causa de uma polêmica. Após criticar os setoristas —jornalistas especializados na cobertura de clubes— no "Seleção SporTV" e ouvir o apresentador André Rizek ler ao vivo uma nota oficial da Globo sobre seu comentário, Juninho pediu demissão.

"Os setoristas são muito piores hoje em dia. Eu sei que ganham mal, mas cada um tem o caráter que tem", disse Juninho na ocasião.

A declaração também desagradou a Associação de Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro. Em nota, a entidade disse que "se Juninho tem alguma acusação a fazer, que cite nomes, apresente provas e responda por isso - sem generalizar toda a classe".

Também na NFL...

O comentarista Raiam dos Santos foi dispensado da ESPN em 2014 por um comentário durante a partida entre Dallas Cowboys e New York Giants. Na transmissão, o narrador Ari Aguiar perguntou sobre o clima no Rio de Janeiro, já que Raiam na época jogava no time de futebol americano do Flamengo. O comentarista fez uma piada que desagradou internautas e a emissora esportiva.

"Lá é a mesma coisa, a diferença é que nós temos a praia de Ipanema e vocês têm o rio Tietê", respondeu o comentarista e acabou demitido pouco depois.