Topo

Basquete: Prisão de atleta americana na Rússia vira questão diplomática

Brittney Griner, em ação pela seleção dos EUA - Getty Images
Brittney Griner, em ação pela seleção dos EUA Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/03/2022 04h00

Bicampeã olímpica, a pivô norte-americana Brittney Griner, que defende o Phoenix Mercury, da WNBA, principal liga feminina de basquete nos Estados Unidos, está presa na Rússia desde o dia 17 de fevereiro. Ela foi detida pelo Serviço Federal de Alfândega do país com óleo de haxixe na bagagem em um aeroporto em Moscou. Se condenada, a pena pode chegar a 10 anos.

A detenção aconteceu uma semana antes da eclosão da guerra entre Rússia e Ucrânia, o que dificulta uma intervenção diplomática dos Estados Unidos —um dos países que mais impôs sanções aos russos após o início do conflito— na situação da atleta.

Além do Phoenix Mercury, Brittney Griner também atuava no basquete russo há sete anos. Nas pausas da WNBA, a jogadora defende o UMMC Ekaterinburg.

Manifestações tímidas da família e clube

De acordo com a imprensa americana, os raros pronunciamentos sobre a situação da jogadora de 31 anos até agora se devem ao receio de que os russos a usem para obter vantagens diplomáticas.

Na última semana, o Phoenix Mercury publicou um comunicado sobre a situação da atleta, dizendo que a acompanha de perto e demonstrando preocupação com a saúde mental e segurança da jogadora.

"Estamos bem cientes e monitorando de perto a situação com Brittney Griner na Rússia. Estamos mantendo contato com a família e o representante dela, com a WNBA e a NBA. Nós amamos e torcemos por Brittney e, neste momento, nossa maior preocupação é com a segurança dela, e a saúde física e mental, além de um retorno seguro para casa", diz o comunicado.

A esposa de Brittney, Cherelle T. Griner, também usou as redes sociais para se pronunciar nos últimos dias, expressando saudade e preocupação com a atleta.

"Nós te amamos, querida. As pessoas dizem para eu me manter ocupada, mas não há nenhuma tarefa no mundo que possa fazer com que qualquer um de nós pare de se preocupar com você. Meu coração, nossos corações, estão batendo acelerados todos os dias que passa. Sinto falta da sua voz, sua presença, de você. Não há palavras para expressar a dor. Estou machucada. Esperamos o dia em que possamos demonstrar nosso amor por você como família", escreveu.

Estrela nos EUA e na Rússia

Brittney Griner é uma das grandes jogadoras da WNBA, liga que ela já conquistou uma vez, em 2014. Além disso, já foi eleita sete vezes para o jogo das estrelas da competição.

Além disso, Brittney é tricampeã da liga de basquete russa e tetracampeã da Euroleague, competição continental que reúne as melhores equipes da Europa.

Pela seleção norte-americana, a pivô conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro e de 2021, em Tóquio, além dos títulos mundiais de 2014, na Turquia e 2018, na Espanha.