Topo

Fórmula 1

Hamilton apoia campanha humanitária pró-Ucrânia: 'Povo corajoso'

Lewis Hamilton, piloto inglês da Mercedes, compareceu na Fashion Week de Paris - Arnold Jerocki/Getty
Lewis Hamilton, piloto inglês da Mercedes, compareceu na Fashion Week de Paris Imagem: Arnold Jerocki/Getty

Do UOL, em São Paulo

09/03/2022 14h59

Lewis Hamilton utilizou suas redes sociais para manifestar seu apoio ao "corajoso povo ucraniano" diante da invasão da Rússia, que já dura duas semanas. Em seus stories do Instagram, o piloto sete vezes campeão mundial da Fórmula 1 compartilhou com seus mais de 27 milhões de seguidores uma campanha humanitária de doações para os afetados pela guerra na Ucrânia.

"Meu coração está com o corajoso povo da Ucrânia, que está resistindo firmemente com seus valores de liberdade e paz", escreveu o inglês. "Estou certo de que não estou sozinho em sentir que nosso dia a dia parece mais pesado, às vezes trivial, sabendo que essa crise está acontecendo em nosso mundo", acrescentou.

Hamilton também disse que está apoiando os esforços do Comitê de Emergências em Desastres (DEC, na sigla em inglês), um grupo que reúne 15 instituições beneficentes do Reino Unido. O objetivo do DEC é arrecadar fundos de maneira rápida e eficiente em tempos de crises globais.

hamilton - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Hamilton está apoiando uma campanha de doação humanitária pró-Ucrânia
Imagem: Reprodução/Instagram

"Eles estão direcionando fundos para fornecer comida e água, primeiros socorros, abrigo e higiene para aqueles que mais precisam", explicou Hamilton. "Estão focando em treinar pessoas para prestar socorro, apoiar bombeiros, reparar infraestrutura vital e mais", completou o piloto.

Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, em 24 de fevereiro, mais de dois milhões de pessoas saíram do país. No início do confronto, Hamilton já tinha prestado solidariedade ao povo ucraniano e manifestado seu apoio aos russos que se posicionam contra a guerra.

"Quando vemos injustiça, é importante nos posicionarmos contra isto. Meu coração está com todo o corajoso povo da Ucrânia, que enfrenta ataques terríveis apenas por escolher um futuro melhor", escreveu o piloto, na época.

"Eu também apoio os vários cidadãos russos que se opõem à violência e procuram a paz, frequentemente arriscando a própria liberdade. Por favor, que todos estejam seguros. Estamos orando por vocês", encerrou.

Fórmula 1