Topo

Chris Paul dá show, e Suns vencem os Bucks no 1º jogo da final da NBA

Do UOL, em São Paulo

07/07/2021 00h30

O Phoenix Suns saiu na frente do Milwaukee Bucks na final da NBA. Na noite de hoje, Chris Paul teve atuação de gala em sua estreia em finais e comandou a vitória da equipe por 118 a 105, na Talking Stick Resort Arena, em Phoenix. O armador foi o cestinha da partida com 32 pontos.

Nem mesmo a volta de Giannis Antetokounmpo foi capaz de parar o jogo coletivo dos Suns. O ala-pivô se recuperou de uma hiperextensão do joelho direito e retornou aos playoffs após duas partidas. Ele terminou a noite com 20 pontos e 17 rebotes.

Os Suns buscam o primeiro título de campeão da NBA. A franquia disputou a sua última final em 1993. Já os Bucks tentam encerrar um jejum de 50 anos — o único título da equipe na liga aconteceu em 1971.

O segundo jogo da série está marcado para a próxima quinta-feira (8), às 22h (de Brasília), novamente em Phoenix. O UOL Esporte Clube transmite a decisão.

Suns dominam do começo ao fim

É seguro dizer que a vitória do Phoenix Suns se desenhou desde que a bola subiu na Talking Stick Resort Arena. A partida começou com certo equilíbrio, é verdade, mas não demorou para a equipe da casa começar a se sobressair. Impulsionada pelo forte jogo coletivo e atuação de destaque de seus principais jogadores, os Suns foram para o intervalo em vantagem após fecharem o segundo quarto vencendo por 57 a 49.

O terceiro quarto foi de domínio total de Phoenix. No principal momento de Chris Paul no jogo, os Suns não deram chances ao rival e abriram 16 pontos de vantagem no placar.

A partir daí, foi questão de tempo para os Suns consolidarem a vitória. O Milwaukee chegou a esboçar uma reação no último período, mas nada que ameaçasse o amplo domínio de Phoenix na partida.

Chris Paul brilha em 1ª final

No seu primeiro jogo em finais da NBA, Chris Paul não decepcionou. O armador de 36 anos foi o principal nome da noite e terminou a partida como cestinha, com 32 pontos, além de nove assistências. O ponto alto do "show" de CP3 aconteceu no terceiro quarto, quando ele anotou 16 pontos.

Quem também teve atuação de destaque nesta terça-feira foi Devin Booker. O ala-armador de Phoenix fechou a primeira partida das finais com 27 pontos.

Antetokounmpo tem volta discreta

giannis - NBAE via Getty Images - NBAE via Getty Images
Giannis Antetokounmpo e Chris Paul durante a final da NBA entre Phoenix Suns e Milwaukee Bucks
Imagem: NBAE via Getty Images

Se de um lado Chris Paul brilhou, o mesmo não se pode dizer do também estreante em finais Giannis Antetokounmpo. De volta às quadras após pouco mais de uma semana por conta de uma lesão no joelho, o astro grego não conseguiu comandar equipe diante de um adversário bastante organizado.

Giannis chegou a anotar um duplo-duplo, mas ainda assim não viveu uma noite brilhante em 35 minutos em quadra. Khris Middleton foi o principal jogador da equipe na partida, com 29 pontos.