Topo

Garantido em Tóquio, Jrue Holiday já parou a carreira por doença da mulher

Jrue Holiday em ação pelo Milwaukee Bucks contra o Atlanta Hawks nos playoffs da NBA - Patrick McDermott/Getty Images/AFP
Jrue Holiday em ação pelo Milwaukee Bucks contra o Atlanta Hawks nos playoffs da NBA Imagem: Patrick McDermott/Getty Images/AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/07/2021 17h12

Jrue Holiday, do Milwaukee Bucks, é uma das maiores esperanças da franquia para vencer a NBA. O armador também está no grupo de atletas convocados para defender a seleção americana de basquete nos Jogos Olímpicos de Tóquio, e vem tendo uma das melhores temporadas de sua vida. O sucesso veio anos depois de se ver obrigado a dar um tempo no esporte para cuidar da esposa e ex-jogadora de futebol Lauren Holiday, que foi diagnosticada com um tumor cerebral.

Jrue vai ao Japão buscar levar a terceira medalha de ouro para dentro de casa. As duas primeiras foram conquistadas por Lauren. Ele são casados há oito anos, mas estão juntos desde a faculdade.

Ambos estudaram na Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Ele, um astro do basquete; ela, uma das melhores jogadoras do futebol universitário. O sucesso no esporte seguiu quando se profissionalizaram. Em 2009, Jrue foi escolhido no Draft pelo Philadelphia 76ers. Lauren (na época, Cheney) logo começou a receber convocações para a seleção principal, onde foi destaque por sete anos.

Em 2008, aos 21 anos, Lauren foi campeã olímpica em Pequim. Quatro anos depois, em Londres, ganhou a segunda medalha de ouro, sendo um dos pilares do meio de campo da então treinadora dos EUA, Pia Sundhage, que atualmente comanda o Brasil.

Lauren decidiu se aposentar em 2015, depois de ser campeã com a seleção americana no Mundial do Canadá, para se dedicar à família.

A gravidez veio em 2016. Por volta do terceiro mês de gestação, Lauren começou a sentir dores de cabeça muito fortes. Após alguns exames, a constatação: ela foi diagnosticada com um tumor no cérebro.

"Meu maior medo era que Jrue poderia perder a mim e sua filha ao mesmo tempo. Meu foco mudou para o que eu teria que fazer para mantê-la bem. Eu viria em segundo lugar", contou Lauren, em documentário produzido pela ESPN americana.

Lauren passou os meses seguintes fazendo o possível para manter a gravidez, mesmo que isso significasse ir além dos próprios limites do seu corpo, convivendo com dores de cabeça intermináveis e até dificuldades motoras.

Jrue, então, tomou uma decisão difícil: abriu mão de jogar o início da temporada de 2016, quando ainda atuava pelo New Orleans Pelicans, para cuidar da família. "Quando isso aconteceu, eu dei um tempo do basquete. Eu não acho que as pessoas entendem. Tudo o que eu tenho é graças a ela", explicou.

Lauren deu à luz a pequena Jrue Tyler Holiday em setembro de 2016. J.T nasceu saudável, embora algumas semanas prematura. Ela passou sete dias na UTI neonatal e recebeu alta. Um mês depois, Lauren passou por uma cirurgia delicada para retirar o tumor do cérebro.

"Eu sobrevivi a uma cirurgia de dez horas, quatro semanas depois de ter minha primeira filha. A única sequela é que um dos meus olhos está um pouco prejudicado e eu sou surda de um ouvido. Mas eu tenho uma filha saudável", disse Lauren.

O casal Lauren e Jrue Holiday, ex-jogadora de futebol e jogador da NBA - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
O casal Lauren e Jrue Holiday, ex-jogadora de futebol e jogador da NBA
Imagem: Reprodução/Instagram

Depois da tempestade, uma nova vida

A família Holiday se recuperou do susto e continuou vivendo em Nova Orleans por alguns anos. A cidade, que os acolheu durante os momentos difíceis, virou um lar para eles. Os torcedores dos Pelicans, aliás, apoiaram muito Jrue, mesmo com ele precisando deixar o time de lado por alguns meses.

Quatro anos depois, em 2020, Jrue decidiu partir para um novo desafio. Após uma troca, virou jogador do Milwaukee Bucks e chegou em Wisconsin para ser mais um pilar do time e auxiliar o astro Giannis Antetokounmpo a obter sucesso na temporada.

De início, seu trabalho era ser um dos coadjuvantes que ajudam o astro do time a brilhar. No entanto, durante o jogo 4 da final da Conferência Leste, contra o Atlanta Hawks, Antetokounmpo se machucou. Chegou a hora, então, de Holiday mostrar que poderia ser mais do que um jogador de apoio.

No primeiro jogo completo sem Giannis, Holiday marcou 25 pontos e foi um dos destaques da equipe. No jogo seguinte, que garantiu a presença dos Bucks na final da NBA depois de 47 anos, ficou a um rebote e a uma assistência de conseguir um triplo-duplo.

Apesar da presença na final da NBA, Jrue está comprometido a atuar pela seleção americana de basquete nas Olimpíadas de Tóquio. Ele foi convocado pelo técnico Gregg Popovich e será um dos destaques do time no Japão.

Com os Estados Unidos favoritos para vencerem os Jogos Olímpicos mais uma vez, Jrue tem a chance de ser o segundo atleta da família Holiday a ganhar um ouro olímpico, 13 anos depois de sua esposa, Lauren, conquistar o primeiro ouro dela.