Topo

Play-in: Como funciona a repescagem da NBA e por que ela foi adotada

Logo dos playoffs da NBA durante jogo decisivo da temporada passada - Kevin C. Cox/Getty Images
Logo dos playoffs da NBA durante jogo decisivo da temporada passada Imagem: Kevin C. Cox/Getty Images

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

18/05/2021 04h00

A temporada regular 2020/2021 da NBA chegou ao fim no último domingo (16), dia em que foram definidos os últimos classificados para o chamado "play-in", uma espécie de repescagem para os playoffs. Esta fase começa hoje (18), com Indiana Pacers x Charlotte Hornets e Boston Celtics x Washington Wizards.

O play-in é fruto indireto da pandemia de covid-19. A temporada 2019/2020 da NBA foi interrompida, depois retomada em bolha de Orlando com uma nova tabela, apenas com confrontos diretos entre candidatos aos playoffs. Por consequência, nem todas as equipes fizeram a mesma quantidade de jogos, e a repescagem foi uma tentativa de evitar eliminar uma franquia só por causa do calendário.

A novidade foi adaptada nesta temporada, que tem apenas 72 jogos por equipe (dez a menos do usual), e pode durar muito mais do que a pandemia: é um incremento de seis jogos decisivos, com direitos de transmissão e patrocínios a mais. A repescagem também envolve mais quatro equipes e adia o desinteresse dos times de pior campanha. Agora, só um terço da NBA é eliminado na temporada regular (dez de 30 franquias).

Como funciona

Na prática: o sétimo colocado de cada conferência enfrenta o oitavo, e quem vencer garante a sétima vaga da conferência para os playoffs. O perdedor tem outra chance: pega o vencedor do duelo entre o 9º e o 10º colocados para definir o último classificado (o da oitava vaga). Tudo em jogo único, na casa de quem tiver a melhor campanha.

A partir do play-in, os playoffs da NBA seguem como de costume: o líder de cada conferência enfrenta o oitavo, o segundo pega o sétimo e assim por diante. O chaveamento segue até a definição da final da NBA, Sempre em melhor de sete jogos e vantagem no mando de quadra para quem teve a melhor campanha na temporada regular.

Confira os jogos do play-in (horários de Brasília):

Conferência Leste
Jogo 1: Indiana Pacers 144 x 117 Charlotte Hornets
Jogo 2: Boston Celtics 118 x 100 Washington Wizards (pela vaga #7 nos playoffs)
Jogo 3: quinta-feira (20), às 21h, Wizards x Pacers (pela vaga #8 nos playoffs)

Conferência Oeste
Jogo 1: Memphis Grizzlies 100 x 96 San Antonio Spurs
Jogo 2: Los Angeles Lakers 103 x 100 Golden State Warriors (pela vaga #7 nos playoffs)
Jogo 3: sexta-feira (21), às 22h, Warriors x Grizzlies (pela vaga #8 nos playoffs)