Topo

NBA pode ter LeBron James x Stephen Curry na repescagem dos playoffs

Curry e LeBron se enfrentaram três vezes nesta temporada, com duas vitórias dos Lakers - Harry How/Getty Images
Curry e LeBron se enfrentaram três vezes nesta temporada, com duas vitórias dos Lakers Imagem: Harry How/Getty Images

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

15/05/2021 04h00

O atual campeão da NBA, Los Angeles Lakers, pode enfrentar o Golden State Warriors logo na repescagem dos playoffs desta temporada. Tudo se define amanhã (15), e o confronto LeBron James x Stephen Curry pode abrir o chamado "play-in", em um duelo entre o sétimo e o oitavo colocados da Conferência Oeste.

O encontro depende de uma combinação de resultados, mas não é tão improvável. Cinco equipes do Oeste ainda têm posições indefinidas nos playoffs e jogam neste final de semana para confirmar seus lugares: entre Portland Trail Blazers e Los Angeles Lakers, um se classifica direto e um tem que jogar o play-in. Este segundo enfrenta Golden State Warriors ou Memphis Grizzlies.

Os Lakers são os únicos, entre os times citados, que ainda têm dois jogos a fazer: enfrenta o Indiana Pacers às 14 horas (de Brasília) de hoje (15) e o New Orleans Pelicans às 22 horas de amanhã (16). Se vencer os dois, consegue a vaga direta e "foge" de Curry e dos Warriors; se só vencer um, depende de outros resultados; e se perder ambos fica obrigado a jogar o play-in.

LeBron James esteve em apenas dois jogos nas últimas oito semanas, pois ainda se recupera de uma lesão no tornozelo. Há a expectativa de ele retornar hoje, na esperança de readquirir ritmo de jogo antes dos duelos decisivos. Stephen Curry, por sua vez, faz temporada histórica, tem batido recordes de cestas de 3 e vai carregando nas costas um time bastante modesto.

O que é o play-in

LeBron x Curry assim, de cara, só é possível por causa do novo formato dos playoffs da NBA, que desde a temporada passada adotou uma espécie de repescagem para o mata-mata. Se o regulamento fosse o anterior, o sétimo e o oitavo colocados estariam direto nas "quartas de final", mas neste formato ambos precisam confirmar suas classificações.

No Oeste, na prática, funciona assim: o sétimo colocado (Mavericks, Trail Blazers ou Lakers) encara o oitavo (Warriors ou Grizzlies), e quem vencer se garante nos playoffs. O perdedor tem outra chance: pega o vencedor entre o 9º e o 10º colocados —o décimo é o San Antonio Spurs. Todos os duelos em jogo único, na casa de quem tiver a melhor campanha. No Leste acontece o mesmo chaveamento.