PUBLICIDADE
Topo

UOL Esporte vê TV

Globo investe para final da Libertadores para agradar à Conmebol

André Rizek no Seleção Sportv: programa terá edição especial na final da Libertadores - Divulgação/Sportv
André Rizek no Seleção Sportv: programa terá edição especial na final da Libertadores Imagem: Divulgação/Sportv

Gabriel Vaquer

Do UOL, em Aracaju

26/01/2021 13h30

Para agradar à Conmebol e mostrar força no jornalismo, a Globo não vai tirar o pé na cobertura da final da Libertadores, entre Palmeiras x Santos, no próximo 30 de janeiro, no Maracanã (RJ), mesmo sem ter direito de mostrar a partida em nenhuma mídia. O jogo será transmitido por SBT e Fox Sports.

É uma postura diferente em relação a outros eventos em que concorrentes tinham direitos de transmissão. Nas Olimpíadas de Londres-2012, por exemplo, a Record tinha exclusividade na TV aberta e a emissora carioca limitou sua cobertura a poucas matérias com imagens de agência em seus telejornais.

O SporTV terá programação especial no sábado, com edições especiais de "SporTV News", "Redação", "Seleção" e "Troca de Passes", que estão na grade apenas de segunda a sexta. Além disso, de olho em um alcance maior junto ao público, Galvão Bueno será escalado para fazer análises.

Repórteres vão entrar ao vivo de pontos da capital carioca e contar o dia a dia dos clubes até a bola rolar. Por questões de segurança, a Globo só usará repórteres do Rio de Janeiro, sem enviar profissionais de São Paulo.

As produções das atrações já foram avisadas do plano. O programa comandado por André Rizek na hora do almoço terá a participação de Galvão Bueno, que normalmente faz o debate às quintas. Como o narrador titular costuma repercutir e atrair um público que não acompanha o dia a dia do futebol, a Globo entende que ele será importante para a cobertura ter ainda mais apelo.

O único pedido dos chefes da Globo é que não se cite, em momento algum, onde o telespectador irá assistir ao jogo. Na final de 2019, o SporTV indicou ao seu público para que mudasse para a Globo para ver Flamengo x River Plate, sem citar a opção da concorrente Fox.
O plano da Globo é mostrar à Conmebol que leva o torneio a sério. Em 2022, haverá nova concorrência pelos direitos de transmissão da competição no Brasil e, para os executivos da emissora, o trabalho para retomar o evento precisa começar agora.

O SBT também terá uma cobertura jornalística especial para segurar o público. O "Arena SBT", de Benjamin Back, normalmente exibido nas noites de segunda-feira, terá uma edição no sábado antes da final.

UOL Esporte vê TV