Topo

Acordo faz jogo do Corinthians ser exclusivo de PPV do Athletico no Paraná

Jô em ação pelo Corinthians contra o Santos, na Neo Química Arena, pelo Brasileirão - Marcello Zambrana/AGIF
Jô em ação pelo Corinthians contra o Santos, na Neo Química Arena, pelo Brasileirão Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

14/10/2020 11h52

Dono da maior torcida no estado do Paraná, segundo pesquisa recente do Datafolha, o Corinthians não vai ter seu jogo de hoje (14) contra o Athletico Paranaense exibido para Curitiba e para o restante do estado. Por uma questão contratual do clube curitibano com a Globo para os direitos de TV aberta, a partida, a partir das 21h30, será restrita para assinantes do Furacão Play, sistema de pay-per-view próprio do Athletico Paranaense. Já a Globo mostra o duelo para outras regiões do país.

Segundo apurou a reportagem do UOL Esporte, uma cláusula de contrato entre Athletico e Globo no acordo em TV aberta, válido até 2024 entre os clubes, impede a emissora de exibir todos os jogos para o Paraná.

Segundo pesquisas recentes de torcidas do Datafolha, o Furacão tem a maior torcida da capital Curitiba. Já o Corinthians é a maior em todo o Paraná, principalmente em algumas cidades, como Londrina, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu.

Para os paranaenses, a única opção será assinar o serviço para ver o Athletico, que fará a partida baseada na MP 984, que dá ao mandante o direito de transmissão de uma partida. Com uma decisão judicial ao seu favor na Justiça, o clube venderá pacotes e deverá fazer o seu último jogo antes de a Medida Provisória caducar - ela deixa de ser válida amanhã (15), após 120 dias da assinatura do presidente Jair Bolsonaro.

A transmissão da Globo de Athletico Paranaense x Corinthians será feita para os estados de São Paulo, Ceará, Alagoas, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O site esportivo da emissora também exibirá a partida para todo o país, com exceção justamente do Paraná, o que realça a exclusividade do pay-per-view do Athletico.

Na Globo, o jogo terá narração de Cléber Machado, com comentários de Caio Ribeiro e Casagrande, com reportagens de Nadja Mauad e questões da arbitragem com Sálvio Spíndola.

Para atrair torcedores e sócios do Athletico, o clube fará duas transmissões distintas. Uma será clubista e diretamente dedicada ao Furacão e seus adeptos, ao custo de R$ 24,90. Já os torcedores do Corinthians que adquirirem o pacote vão ter uma transmissão neutra e imparcial, pelo valor de R$ 34,90 pago uma única vez.

O Furacão Play, com autorização da Turner, transmite os jogos em casa do clube contra times com quem a programadora americana tem contrato. Desde a publicação da MP do Mandante, em junho, o Athletico Paranaense vive uma guerra de liminares com a Globo, que tenta impedir o entendimento do clube que pode exibir seus compromissos em circuito fechado. A última decisão da Justiça de Curitiba foi favorável ao clube. A expectativa é de um novo julgamento em segunda instância em breve.

Porém, a MP 984, que deu toda a disputa jurídica neste caso, vai caducar no próximo fim de semana e não deve ser colocada em votação no Congresso Nacional. Com isso, o processo deve perder validade, e o Athletico deixará de ter o direito de exibir partidas envolvendo times da Globo em pay-per-view, como fará hoje.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado, as cidades de Ponta Grossa e Foz do Iguaçu não ficam na região noroeste do Paraná.