Topo

Audiência em quarta cheia de futebol: SBT vence no Rio e Globo lidera em SP

Jogadores do Flamengo comemoram gol de Lincoln contra o Del Valle na Libertadores 2020 - SIlvia Izquierdo-Pool/Getty Images
Jogadores do Flamengo comemoram gol de Lincoln contra o Del Valle na Libertadores 2020 Imagem: SIlvia Izquierdo-Pool/Getty Images

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

30/09/2020 23h31

A terceira noite de Libertadores no SBT foi marcante para o canal de Silvio Santos. Com o jogo entre Flamengo e Indepediente Del Valle nesta quarta (30), a emissora venceu a Globo, que apostou na exibição de Botafogo x Bahia, pelo Campeonato Brasileiro. É a primeira vez que o grupo de comunicação paulista consegue o primeiro lugar com a competição na capital carioca.

Já em São Paulo, o filme se repetiu: a transmissão de River Plate x São Paulo ficou em terceiro lugar na audiência, perdendo para Corinthians x Atlético-GO na Globo. Novelas e "A Fazenda 12" na Record ficaram na vice-liderança.

Segundo dados prévios de audiência, obtidos pelo UOL Esporte, e que podem sofrer alterações no consolidado divulgado nesta quinta (1), a maior vitória foi no Rio de Janeiro. Por lá, a partida narrada por Luiz Alano, com comentários de Eugênio Leal e Júnior Baiano, com reportagens de Fabiano Martinez, marcou 18 pontos de média, com picos de 21.

No mesmo horário, a Globo fechou com 12 e a Record obteve 10 pontos como a única opção para quem não queria ver futebol na TV entre as três maiores redes do país.

Na capital fluminense, o SBT teve que arrancar fortemente para chegar a liderança. A transmissão começou com 7 pontos de audiência, com a Globo na ponta com 27 pontos.

Aos poucos, o SBT chegou e equilibrou a disputa. Com 11 minutos do primeiro tempo, o canal paulista já assumia a ponta com 16 pontos, contra 15 da Globo.

No fim do primeiro tempo, o Flamengo no SBT chegou a ganhar da Globo com uma diferença de dez pontos - 20 pontos a 10 para a principal concorrente. Na média da primeira etapa, o canal paulista ganhou por 18 pontos a 14.

No segundo tempo, com o início de "A Fazenda 12", a audiência não se alterou tanto para o SBT, mas o sinal de alerta ficou ligado na Globo. O Flamengo seguiu na ponta, mas a derrota botafoguense levou a emissora carioca ao terceiro lugar.

A emissora de Edir Macedo ultrapassou a concorrente carioca, o que levou ao fato raro da emissora ficar em terceiro na cidade onde reina na audiência. Na média do segundo tempo, forma 18 pontos para o SBT, contra 11 da Record e 10 da Globo.

Com River x SPFC, SBT vive filme repetido em São Paulo

Na capital paulista, o SBT viveu uma reprise das últimas semanas. Mesmo com o clássico River Plate x São Paulo, a emissora de Silvio Santos manteve a média de audiência que vem atingindo e fechou com 9 pontos de média com picos de 11.

No mesmo horário, com novelas e "A Fazenda 12", a Record ficou com 12 pontos. Já Corinthians x Atlético-GO, pelo Campeonato Brasileiro, fechou com 21 pontos. A RedeTV! fechou com 2. A Band, com o primeiro jogo das finais da NBA, fechou com 1 ponto.

No primeiro tempo, a partida narrada por Téo José com comentários de Mauro Beting e Edmilson, teve o seu melhor desempenho. Conseguiu vencer a novela "Jesus", da Record, por diversos momentos, mas sem abrir tanta vantagem.

Curiosamente, o pico de audiência foi no intervalo da partida do tricolor paulista. Na etapa complementar, o reality show de Marcos Mion se destacou mais uma vez. Chegou a marcar picos de 15 pontos e ficou bem próximo da Globo, que obteve 18 em alguns momentos. O SBT seguiu na casa dos 9 pontos, o que mostra pelo menos um público fiel as transmissões da Libertadores às quartas.

Agora, o SBT só volta para a competição mais importante do futebol sul-americano no dia 21 de outubro, com jogos envolvendo Palmeiras e Flamengo. A expectativa até lá é estrear uma atração esportiva e acertar novas contratações para o seu núcleo esportivo.