Topo

Band escala Datena para narrar partida do Italiano no "Show do Esporte"

Datena apresenta o Brasil Urgente na Band: jornalista vai narrar Campeonato Italiano - Reprodução / Internet
Datena apresenta o Brasil Urgente na Band: jornalista vai narrar Campeonato Italiano Imagem: Reprodução / Internet

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

24/09/2020 04h00

Um dos principais nomes da Band, onde apresenta o programa policial "Brasil Urgente" nos fins de tarde, o jornalista José Luiz Datena foi escalado pela emissora paulista para narrar um jogo do Campeonato Italiano no próximo domingo (27), dentro do programa "Show do Esporte", que retornou na semana passada ao ar.

O âncora, que começou no Esporte sua carreira no jornalismo, estará no comando de Crotone x Milan, pela segunda rodada da primeira divisão do futebol italiano.

A informação foi publicada pelo colunista Flávio Ricco e confirmada pelo UOL Esporte. Além de Datena, os comentários ficarão a cargo do apresentador e ex-jogador Neto e do jornalista Fábio Piperno.

A transmissão começa a partir das 12h45, quando Datena vai bater um papo com os apresentadores da maratona esportiva, Glenda Kozlowski e Elia Júnior. O jogo em si entra no ar às 13h, logo após a exibição do Campeonato Alemão, que terá como atração Hoffenhein x Bayern de Munique.

A estratégia é usar a popularidade de Datena para chamar ainda mais o público para o retorno da maratona esportiva aos domingos. Nos últimos tempos, o veterano tem sido escalado para narrar jogos de futebol, e todos eles marcaram bons índices de audiência.

Em TV aberta, a cobertura que mais chamou a atenção foi a transmissão da Eurocopa de 2016, quando Datena narrou a maioria dos jogos envolvendo Portugal - e claramente torceu para a seleção lusitana.

Datena também foi o narrador titular de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e transmitiu o 7 a 1 contra a Alemanha diretamente do Mineirão.

No ano passado, ele chegou a anunciar que narraria um jogo do Campeonato Francês na Band, mas a emissora, na última hora, não fechou acordo com o DAZN, com quem tentava licenciar os direitos de transmissão.

O jornalista tem uma ligação umbilical no programa que vai atuar no domingo. Datena fez parte da equipe clássica montada por Luciano do Valle nos anos 80 e 90, que tornou a Band conhecida como "o canal do Esporte". Seu maior destaque foi na Copa do Mundo de 1990, na Itália, onde ficou conhecido pelas reportagens curiosas e até humorísticas. Uma delas, com a atriz pornô Cicciolina, repercute e é lembrada até hoje por telespectadores.

Com a nova edição do "Show do Esporte", a Band quer recobrar sua tradição esportiva. Na semana passada, em sua reestreia, o programa repercutiu bastante nas redes sociais, mas não teve grandes índices de Ibope em São Paulo. Variou entre 1 e 2 pontos, perdendo para Globo, Record e SBT.