Topo

SBT aposta em Gre-Nal para RJ e parte do país em 2ª semana de Libertadores

Primeiro Gre-Nal da história da Libertadores, em março. Próximo clássico será exibido pelo SBT - Sílvio ávila/ AFP
Primeiro Gre-Nal da história da Libertadores, em março. Próximo clássico será exibido pelo SBT Imagem: Sílvio ávila/ AFP

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

18/09/2020 04h00

A grande parte das filiadas e afiliadas do SBT já definiu qual jogo vai exibir na segunda semana de transmissão da Copa Libertadores. Desta vez, as parcerias do canal de Silvio Santos irão no clássico Grêmio e Internacional, o segundo da história dos clubes gaúchos na competição continental. Por causa disto, o comando de quem vai narrar o jogo poderá ter alterações que ainda estão sendo discutidas internamente pela direção de esporte da emissora.

Segundo apurou a reportagem do UOL Esporte, além de exibição para o Rio Grande do Sul, Grêmio x Internacional vai ser transmitido para Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília e Goiás. Outras cidades também já estão solicitando a exibição do clássico gaúcho na quarta (23), às 21h30. A confirmação da transmissão deve acontecer ainda hoje (18), na divulgação da programação da próxima semana da emissora. Em São Paulo, Guarani (PAR) x Palmeiras, também na quarta, será o jogo da vez.

A escolha pelo Gre-Nal se deve principalmente por dois fatores. Primeiro, por ser um clássico que é considerado a maior rivalidade do futebol brasileiro para muitas pessoas. O segundo ponto é que, justamente por ser um confronto entre grandes rivais, o público pode querer assisti-lo com mais afinco do que quis ver Bolivar x Palmeiras, que marcou a estreia da Libertadores no SBT, na última quarta-feira (16).

A maior expectativa de grande audiência no confronto entre Grêmio e Internacional é, claro, em Porto Alegre. A expectativas de executivos do SBT no Rio Grande do Sul é o que jogo consiga alcançar a marca de 30 pontos de audiência com o clássico. Muitos apostam que pode ser a maior audiência de um evento fora da Globo em 61 anos de televisão gaúcha em alcance de telespectadores. Tudo vai depender também do que a Globo vai exibir no horário.

Com Universidad Católica x Grêmio, o SBT já liderou os números em Porto Alegre na última quarta (16). O jogo narrado por Luiz Alano, com comentários de Mauro Galvão e reportagem de Glauco Pasa no SBT marcou 19 pontos de média, com 23 pontos de pico na capital gaúcha. No mesmo horário, a Globo fechou com 12 pontos. Já no primeiro tempo, a Globo teve uma grande queda após o fim da novela "Fina Estampa".

Com Corinthians, caiu de 17 para 12 pontos em minutos, e terminou a primeira etapa com apenas nove pontos de audiência. No segundo tempo, a goleada foi ainda maior. O jogo manteve os 18 pontos de audiência, contra sete da Globo e da Record, que exibia o reality show "A Fazenda", na Record, a única opção para quem não queria assistir futebol.

Em alguns momentos, inclusive, o programa de Marcos Mion venceu a Globo, que chegou a ficar em terceiro lugar com números abaixo de seis pontos de Ibope. A vitória se torna ainda mais imponente visto que o SBT raramente venceu a Globo em Porto Alegre em sua história, apesar de ter uma programação local ativa.