Topo

Globo 'ignora', CNN surpreende: como foi a final da Champions nas TVs

CNN Brasil surpreende e faz pré e pós-jogo da final da Champions League  - Reprodução/CNN Brasil
CNN Brasil surpreende e faz pré e pós-jogo da final da Champions League Imagem: Reprodução/CNN Brasil

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

23/08/2020 22h00

Se a Turner, que exibiu sozinha a vitória do Bayern contra o PSG pela final da Champions League neste domingo (23), comemora os recordes de audiência alcançados, as outras TVs tiveram comportamento curioso. A Globo não citou o resultado da partida em suas transmissões do Brasileirão. Já a grande surpresa foi o canal de notícias CNN Brasil, que tinha até correspondente em Portugal para cobrir o jogo.

Concorrendo com o duelo entre alemães e franceses, a emissora carioca seguiu o seu protocolo em Palmeiras x Santos, exibido pela Globo SP com Gustavo Villani, e Vasco x Grêmio, narrado por Luís Roberto na Globo Rio, e só informou os resultados do Brasileirão que aconteciam no mesmo horário.

Nem mesmo durante o intervalo, a emissora falou que a maior competição de clubes do mundo estava em sua decisão. Vale ressaltar que, mesmo sem os direitos de transmissão, a Globo vem fazendo uma cobertura jornalística em seus jornais e programas esportivos, com foco para Neymar e o PSG, que possui mais brasileiros que o Bayern.

Na ESPN Brasil, a aposta foi em um pré e pós jogo para atrair aqueles que ainda sentem falta do canal da Disney na Champions e criar uma opção para quem não gosta da cobertura da Turner. Antes, a cobertura ficou a cargo do programa "Futebol no Mundo", apresentado por Alex Tseng.

Após o fim da partida, o "SportsCenter" privilegiou a discussão de como foi PSG x Bayern em detrimento aos jogos do Campeonato Brasileiro que aconteceram às 16h, com comando de Bruno Vicari e comentários de Zé Elias, Breiller Pires e Gustavo Hofman.

A grande surpresa da cobertura na final da Champions League foi a CNN Brasil. Em plantão ao vivo comandado por Luciana Barreto e Daniel Adjuto, o canal de notícias fez uma cobertura de pré e pós jogo com informações dos correspondentes europeus do canal, como Denise Odorissi, em Londres, na Inglaterra. Cassius Zeilmann, apresentador de Brasília da CNN Brasil, ajudou os âncoras na apresentação.

A CNN também entrevistou Élber, ídolo do Bayern de Munique e trabalha com as estrelas do clube. Ele participou por duas vezes (antes e depois do jogo) direto do Estádio da Luz, palco da decisão.

Além disso, a CNN Brasil ainda mandou uma repórter para os arredores do Estádio da Luz, em Lisboa (POR), para trazer informações e mostrar a chegada das equipes ao estádio. Gabriela Zottis, conhecida por já ter atuado na RedeTV!, foi a jornalista responsável pelo trabalho, elogiado por espectadores nas redes sociais.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que informado anteriormente, o Palmeiras jogou contra o Santos no último domingo e não contra o Vasco. O erro foi corrigido.