Topo

Robôs dançantes incentivam time de beisebol em jogo sem público no Japão

Robôs dançantes fazem coreografia durante jogo de beisebol no Japão - Kyodo/via REUTERS
Robôs dançantes fazem coreografia durante jogo de beisebol no Japão Imagem: Kyodo/via REUTERS

Do UOL, em São Paulo*

08/07/2020 11h08

Parece até um episódio de Black Mirror. Sem a possibilidade de contar com o apoio da torcida por causa das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, o time de beisebol japonês Fukuoka SoftBank Hawks inovou ao colocar robôs dançantes na arquibancada de seu estádio, que tem capacidade para 40 mil pessoas.

Ontem, antes do jogo mais recente do Nippon Professional Baseball (NPB) contra o Rakuten Eagles, mais de 20 robôs dançaram ao som da música tema do time em cima de um palco improvisado em meio às arquibancadas vazias.

Dois tipos de robôs diferentes - um de software pessoal da SoftBank, chamado de 'Pepper', e outro com formaro próximo a de cachorros - fizeram uma dança coreografada que geralmente é realizada pelos fãs dos Hawks antes dos jogos no Fukuoka Dome.

Alguns dos robôs usavam bonés de Hawks e agitavam bandeiras para apoiar a equipe. Os Hawks venceram a partida por 4 a 3.

A temporada da liga de beisebol japonesa teve início no 19 de junho e, atualmente, nenhum torcedor está autorizado a participar de jogos. A partir de sexta-feira, novas medidas de relaxamento de restrições no país permitirão que até 5 mil torcedores compareçam a jogos profissionais de beisebol e futebol no Japão.

*Com informações da agência Reuters