Topo

Globo fecha acordo, e Sportv reprisará jogos do Brasil nas Copas de 58 e 62

O ponta-direita Mané Garrincha foi destaque do time brasileiro em 62 - Acervo UH/Folhapress
O ponta-direita Mané Garrincha foi destaque do time brasileiro em 62 Imagem: Acervo UH/Folhapress

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

24/06/2020 04h00

O Grupo Globo fechou um acordo com a Fifa e conseguiu as íntegras de jogos das campanhas brasileiras da Copa do Mundo de 1958, na Suécia, e da Copa do Mundo 1962, no Chile, responsáveis pelos dois primeiros títulos mundiais de futebol da seleção. O Sportv irá reprisar essas partidas a partir de quinta-feira (25) dentro da "Faixa Especial", a partir das 19h - com exceção de sábado e domingo, onde os jogos começam às 18h.

A informação foi confirmada pela emissora carioca ao UOL Esporte. Entre quinta e sábado, três partidas da campanha brasileira na Copa de 1962 - quartas, semifinais e final - serão exibidas. Já no domingo e na segunda, a semifinal e a final da Copa do Mundo de 1958 serão repisadas. Será a primeira vez que esses jogos terão reprise integral na TV brasileira.

Isso só foi possível porque a Fifa auxiliou a Globo a conseguir esses jogos, que estavam arquivados na entidade. "O acervo Globo sempre é usado dentro das regras contratuais. No caso de competições internacionais, obtivemos as autorizações para uso do acervo com os detentores de direitos", indicou a emissora em nota.

As narrações e comentários serão atualizados, como praxe da "Faixa Especial". A partida que abrirá a série será Brasil e Inglaterra, pelas quartas de final da Copa do Mundo de 1962. Esse jogo terá narração de Gustavo Villani, com comentários de Paulo Vinícios Coelho, Pedrinho e Lédio Carmona. O duelo é considerado a melhor atuação de Garrincha pela seleção brasileira.

"Vamos voltar 58 anos no tempo e quem ama futebol vai ver uma partida especial no Sportv. O momento mais decisivo na carreira de Garrincha, uma oportunidade para entender as declarações de ele ganhou uma Copa do Mundo sozinho. Vamos ver um jogador especial em uma seleção especial. Um jogo em preto e branco, com imagens antigas, mas uma transmissão que é um documento histórico. Será um prazer contar a história de Brasil x Inglaterra", diz Paulo Vinicius Coelho.

Já na reexibição da Copa de 1958, o destaque é para a final entre Brasil e Suécia, reexibida na segunda-feira (29). É neste jogo que Pelé se apresenta para todo mundo. O Rei do Futebol marcou duas vezes, uma delas em um dos lances mais bonitos da história das Copas, ao aplicar um chapéu no zagueiro sueco e chutar para o gol, sem deixar a bola quicar no gramado. O jogo terminou em 5 a 2 e fez o Brasil celebrar o primeiro título mundial de futebol.

Veja a programação das reprises do Mundial de 1958 e 1962 no Sportv:

QUINTA-FEIRA, dia 25:

19h - Brasil 3 x 1 Inglaterra - Quartas de Final da Copa do Mundo de 1962

SEXTA-FEIRA, dia 26:

19h - Brasil 4 x 2 Chile - Semifinal da Copa do Mundo de 1962

SÁBADO, dia 27:

18h - Brasil 3 x 1 Tchecoslováquia - Final da Copa do Mundo de 1962

DOMINGO, dia 28:

18h - Brasil 5 x 2 França - Semifinal da Copa do Mundo de 1958

SEGUNDA-FEIRA, dia 29:

19h - Brasil 5 x 2 Suécia - Final da Copa do Mundo de 1958