Topo

Globo volta a chamar atenção de Cartolouco por postagem polêmica na web

Lucas Strabko, o Cartolouco, repórter de Esporte do Grupo Globo - Reprodução
Lucas Strabko, o Cartolouco, repórter de Esporte do Grupo Globo Imagem: Reprodução

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

23/03/2020 20h25

A Globo voltou a chamar a atenção do jornalista Lucas Strabko, o Cartolouco, por conta de uma conduta pública. O repórter teve que apagar de suas redes sociais uma postagem em que satirizava o desafio do papel higiênico, que tem feito sucesso nas redes sociais entre atletas de todo o mundo com a quarentena imposta pela pandemia do Covid-19.

Na imagem removida, Cartolouco aparecia seminu, sentado em uma privada, se limpando com o papel higiênico [no desafio original, atletas demonstram habilidade fazendo embaixadinhas com rolos de papel higiênico]. Poucas horas depois, a postagem foi excluída. Segundo apurou o UOL Esporte, o jornalista apagou após um chefe seu manifestar desagrado com a brincadeira, considerada exagerada.

Ainda na noite de domingo (22), uma reunião foi marcada entre as chefias da Globo e Cartolouco para esta segunda (23). Na reunião, novamente foi reforçado que Cartolouco precisava maneirar nas brincadeiras, mas que o departamento de Esporte da emissora carioca conta com o jornalista.

A partir desta terça, Cartolouco entrou em férias, previamente marcadas pela Globo, voltando ao trabalho se necessário apenas em abril. Chama a atenção o fato de, novamente, o jornalista ter se segurado na emissora após um episódio de repercussão negativa.

Em 2018, Lucas Strabko foi suspenso da emissora e da apresentação do É Gol, então programa da hora do almoço do SporTV, após aparecer em um vídeo dizendo que o "Fortaleza era pequenininho", durante a partida entre Ceará x Vasco, válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano.

Neste ano, Cartolouco foi flagrado em uma guerra de álcool gel na redação da Globo em São Paulo, durante uma entrada ao vivo no SporTV da repórter Fabíola Andrade. A cena viralizou nas redes sociais, mas não pegou bem internamente.

Na ocasião, Cartolouco teve abreviada sua temporada no Globo Esporte São Paulo, onde estava emplacando matérias diariamente desde outubro de 2019. Ele então voltou para o Rio de Janeiro e os planos da Globo de fixa-lo na capital paulista acabaram caindo por terra.