Topo

Depois da Copa do Mundo, mulheres conquistam espaço no esporte da Globo

Denise Thomaz Bastos, nova repórter da gerência de esporte da TV Globo - Reprodução
Denise Thomaz Bastos, nova repórter da gerência de esporte da TV Globo Imagem: Reprodução

Marcelo Tieppo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/10/2019 04h00

A redação de esporte do grupo Globo em São Paulo tem 22 repórteres de vídeo. Durante boa parte desse ano, apenas duas mulheres fizeram parte dessa seleção. A partir da semana que vem, elas serão cinco, mais do que o dobro. E se o número ainda pode ser considerado baixo, o fato é que as mulheres vão ocupando espaço na maior emissora do país. Isso passa pelo sucesso da Copa do Mundo feminina da França nesse ano, refletindo também as mudanças na sociedade.

A última novidade global foi a efetivação de Denise Thomaz Bastos na reportagem. Ela cobriu a Copa do Mundo como produtora, mas já vinha batalhando por espaço no vídeo. Depois de criar o "Na Quebrada", quadro do Globo Esporte que mostra projetos sociais ligados ao esporte na periferia, Denise se destacou na transmissão ao vivo da Taça das Favelas. Quando voltou da França para o Brasil, iniciou o teste de três meses na reportagem diária. Ela volta de férias nesta semana já na nova função.

Um pouco antes de Denise, o quadro de mulheres já havia ganhado o reforço de Joanna de Assis. Depois de passar longo período como correspondente da emissora em Nova York, a repórter retornou para São Paulo no início deste mês. Para o lugar de Joanna nos Estados Unidos, foi transferido o repórter Guilherme Roseguini.

Em agosto, os executivos globais em São Paulo foram buscar Gabriela Ribeiro, que vinha se destacando na cobertura esportiva, em Curitiba. Agora, Gabriela, Joanna e Denise formam junto com Fábiola Andrade e Lívia Laranjeira o quinteto feminino do time de repórteres de vídeo da emissora.

Vale lembrar que depois do sucesso na Copa do Mundo, Ana Thaís Matos passou a comentar jogos de futebol masculino, além de dividir com Gustavo Villani a apresentação do "Segue o Jogo", após as rodadas de futebol às quartas-feiras na TV Globo. No SporTV, ela também integra o quadro fixo do "Troca de Passes" e participa com frequência do "Bem, Amigos".

Amanda Kestelman, outra que fez parte do time global na França como produtora e repórter da web, também vem ganhando cada vez mais espaço tanto na Globo como no SporTV. Ela segue trabalhando para ser efetivada como repórter no Rio de Janeiro.