PUBLICIDADE
Topo

Depois da Copa do Mundo, mulheres conquistam espaço no esporte da Globo

Denise Thomaz Bastos, nova repórter da gerência de esporte da TV Globo - Reprodução
Denise Thomaz Bastos, nova repórter da gerência de esporte da TV Globo Imagem: Reprodução

Marcelo Tieppo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/10/2019 04h00

A redação de esporte do grupo Globo em São Paulo tem 22 repórteres de vídeo. Durante boa parte desse ano, apenas duas mulheres fizeram parte dessa seleção. A partir da semana que vem, elas serão cinco, mais do que o dobro. E se o número ainda pode ser considerado baixo, o fato é que as mulheres vão ocupando espaço na maior emissora do país. Isso passa pelo sucesso da Copa do Mundo feminina da França nesse ano, refletindo também as mudanças na sociedade.

A última novidade global foi a efetivação de Denise Thomaz Bastos na reportagem. Ela cobriu a Copa do Mundo como produtora, mas já vinha batalhando por espaço no vídeo. Depois de criar o "Na Quebrada", quadro do Globo Esporte que mostra projetos sociais ligados ao esporte na periferia, Denise se destacou na transmissão ao vivo da Taça das Favelas. Quando voltou da França para o Brasil, iniciou o teste de três meses na reportagem diária. Ela volta de férias nesta semana já na nova função.

Um pouco antes de Denise, o quadro de mulheres já havia ganhado o reforço de Joanna de Assis. Depois de passar longo período como correspondente da emissora em Nova York, a repórter retornou para São Paulo no início deste mês. Para o lugar de Joanna nos Estados Unidos, foi transferido o repórter Guilherme Roseguini.

Em agosto, os executivos globais em São Paulo foram buscar Gabriela Ribeiro, que vinha se destacando na cobertura esportiva, em Curitiba. Agora, Gabriela, Joanna e Denise formam junto com Fábiola Andrade e Lívia Laranjeira o quinteto feminino do time de repórteres de vídeo da emissora.

Vale lembrar que depois do sucesso na Copa do Mundo, Ana Thaís Matos passou a comentar jogos de futebol masculino, além de dividir com Gustavo Villani a apresentação do "Segue o Jogo", após as rodadas de futebol às quartas-feiras na TV Globo. No SporTV, ela também integra o quadro fixo do "Troca de Passes" e participa com frequência do "Bem, Amigos".

Amanda Kestelman, outra que fez parte do time global na França como produtora e repórter da web, também vem ganhando cada vez mais espaço tanto na Globo como no SporTV. Ela segue trabalhando para ser efetivada como repórter no Rio de Janeiro.

UOL Esporte vê TV