Topo

Medina celebra 'Diretoria' nas Olimpíadas: "Bruninho estará, Neymar talvez"

Gabriel Medina chega para evento de lançamento de documentário sobre sua vida em São Paulo - Manuela Scarpa/Brazil News
Gabriel Medina chega para evento de lançamento de documentário sobre sua vida em São Paulo Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News

Beatriz Cesarini

Do UOL, em São Paulo

30/01/2020 11h07

As Olimpíadas começam no dia 24 de julho e Gabriel Medina já fez história antes mesmo de competir. É a primeira vez que o surfe estará no maior evento esportivo do mundo e o atleta brasileiro é presença garantida entre os competidores. Durante o evento de lançamento do documentário sobre sua vida, o bicampeão mundial celebrou a ida a Tóquio e a presença dos amigos Neymar e Bruninho.

"Estou muito feliz de estar indo para as Olimpíadas, esse é um ano importante para mim. Bruninho vai estar lá, Neymar talvez, a gente conversa sobre. Mas estou contente por fazer parte disso. Os Jogos Olímpicos representam algo que acompanho desde criança, sempre torci pelo país. O Brasil para para assistir várias modalidades, torcer por medalhas... Então fazer parte disso hoje significa um momento muito grande para o surfe", declarou Gabriel Medina.

A competição de surfe nas Olimpíadas acontecerá em uma praia a 40 minutos de Tóquio, sede dos Jogos. A janela de competição terá 16 dias e contará com um total de 40 atletas, sendo 20 homens e 20 mulheres. Medina exaltou a importância da presença da modalidade no evento.

"Eu sinto que o surfe já deveria estar incluso nas Olimpíadas faz tempo, porque tem tudo a ver com o contexto. A competição tem os melhores do mundo de cada esporte. Finalmente a gente foi incluso. E isso vai ser muito bom para o surfe, vão ter mais pessoas assistindo, mais pessoas conhecendo esse esporte. Para muitos, esse esporte vai ser novo, porque tem lugar que não tem onda, não se escuta muito sobre o surfe. Então a Olimpíada é algo muito grande para nós. Estou feliz por viver esse momento", comentou o bicampeão mundial.

Documentário é sonho realizado

Na noite de ontem, Gabriel Medina protagonizou o evento de lançamento do documentário sobre sua vida e carreira. Com direção de Henrique Daniel e roteirização de Lucas Paraizo, o longa mostra imagens de toda a trajetória do surfista e de sua família.

"Eu e o Henrique temos viajado desde 2011 juntos. Portanto, foram alguns anos de gravação, momentos importantes, momentos de vitórias, derrotas, meu dia a dia com minha família, meus amigos... O que que eu faço para chegar onde eu estou, o que eu passei... E fora as imagens que a gente tem dos meus familiares, porque a gente sempre carregou uma câmera com a gente", declarou Medina.

Primeiro brasileiro a conquistar um campeonato mundial de surfe, Gabriel Medina falou que vê o documentário como um sonho se tornando realidade. O atleta ainda contou que estava tão ansioso para o lançamento que nem conseguiu almoçar direito ontem.

"Para mim é um sonho. Eu vim de Maresias, uma cidade muito pequena, tem 30 mil habitantes lá. A gente não tinha um campeão mundial do Brasil, era algo muito distante. E ter conseguido chegar onde eu cheguei... Mais louco que eu, foi meu pai (Charles) que acreditou em mim. Mas tive que acreditar muito em mim mesmo. Hoje eu estou vivendo algo que só tenho a agradecer a Deus. Nem eu esperava por isso. Eu estou podendo ter um filme, é algo muito grande para mim. É além dos meus sonhos", disse.

O documentário de Gabriel Medina estará disponível no serviço de streaming do Grupo Globo, o Globoplay, a partir de amanhã. O longa é uma produção do Canal OFF com HD Filmes, que acompanham o brasileiro e sua família desde que ele era uma jovem promessa.