PUBLICIDADE
Topo

Esporte


Surfista do BBB é referência em ondas gigantes e amigo de Neymar e Medina

Lucas Chianca, o Chumbinho, comemora título da etapa de Nazaré ao lado de Carlos Burle - WSL / LAURENT MASUREL
Lucas Chianca, o Chumbinho, comemora título da etapa de Nazaré ao lado de Carlos Burle Imagem: WSL / LAURENT MASUREL

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

20/01/2020 13h22

Das ondas gigantes para o Big Brother Brasil. Lucas Chianca 'Chumbo' é um dos famosos (mas nem tanto assim) na lista de participantes da edição de 2020 do programa da TV Globo - que começa amanhã (21). Amigo de Gabriel Medina e de Neymar, Chumbinho, como é mais conhecido, começou a surfar com apenas três anos - quando ainda usava boinha - e hoje figura entre os melhores surfistas de onda gigante do mundo.

Lucas Chumbo tem 24 anos, nasceu em Cabo Frio (RJ) no dia 25 de agosto de 1995 e é local de Saquarema. Incentivado pela mãe bodyboarder e pelo pai surfista, começou a competir aos cinco anos e, ainda na adolescência, percebeu que o seu negócio era mesmo ondas grandes - tanto que ele não se dava muito bem quando o mar ficava menor.

Em 2015, Chumbinho surfou a temida onda de Jaws, no Havaí, e, desde então, começou a se dedicar ainda mais às 'bombas'. Em 2017, passou a ser treinado por Carlos Burle, maior nome brasileiro na modalidade de ondas grandes, e precisou de pouco tempo para começar a conquistar, além de títulos e prêmios, o respeito de surfistas de todo mundo.

A carreira como surfista de onda gigante ainda é curta, mas Chumbinho já acumula, por exemplo, um título de melhor performance no Big Wave Awards, o Oscar de ondas gigantes e premiação mais importante da modalidade, um título do Nazaré Challenge, em Portugal, e outro no Puerto Escondido Challenge, no México, competições da Liga Mundial de Surfe (WSL).

Mas, por enquanto, Chumbinho terá de ficar longe das ondas. O desafio agora é outro: sobreviver à casa que estará repleta de famosos e pessoas anônimas. Será que ele se dará bem por lá? O UOL Esporte conversou com Rodrigo Koxa, dono da maior onda já surfada na história e parceiro de Chumbinho especialmente nas viagens para Nazaré, em Portugal.

Divulgação/TV Globo
Imagem: Divulgação/TV Globo

"O moleque é espontâneo pra caramba, um menino do bem, família maneira, todo mundo gosta dele. Está sempre feliz, faz tudo com alegria, felicidade. Acho que ele vai ser o que ele é lá, um moleque positivo, do bem, que vai tirar uma onda, curtir. Ele não precisa provar nada para ninguém, porque o que ele faz no mar já é a superação dele. Pelo menos para nós que vivemos de ondas gigantes, ele já é um cara espetacular, que está puxando o limite do big surfe. E como pessoa ele vai curtir, é novo, vai tirar uma onda e mostrar que nós do surfe temos essa coisa maneira de viver a vida. Vai ser maneiro, acho que vai ser engraçado", disse.

Quem também falou sobre Chumbinho foi Carlos Burle, mentor do 'aluno': "O Lucas é um garoto muito determinado, que vai atrás dos objetivos dele até o fim, e sempre é muito bondoso com todos. Mesmo depois de tantos anos de vida e carreira, ainda me surpreendo positivamente com as atitudes e com o coração dele. É uma pessoa em quem tenho certeza que posso confiar, e que proporciona um clima muito bom para trabalhar e conviver. Isso é muito importante na profissão que escolhemos. O surfe de ondas gigantes demanda muito foco, é muito estressante, cheio de incertezas, e ter uma relação leve como a nossa proporciona alegria e, consequentemente, bons resultados".

Depois de passar o Ano Novo em Barra Grande, na Bahia, acompanhado de amigos - entre eles Gabriel Medina e Neymar -, Lucas Chumbo seguiu para mais uma sessão de surfe em Nazaré antes de começar a se concentrar no BBB. A partir de amanhã (21), ele deixará de ser "famoso" apenas no mundo de surfe para ganhar olhares atentos na telinha e, quem sabe, ainda faturar um prêmio no valor de R$ 1,5 milhão.

Lucas Chumbo durante etapa de Nazaré do Big World Tour - Reprodução
Lucas Chumbo durante etapa de Nazaré do Big World Tour
Imagem: Reprodução

Esporte