Topo

Thalita Simplicio conquista medalha de prata nos 400m rasos

Thalita Simplicio é prata nos 400m nos Jogos Paralímpicos de Tóquio - Carmen Mandato/Getty Images
Thalita Simplicio é prata nos 400m nos Jogos Paralímpicos de Tóquio Imagem: Carmen Mandato/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/08/2021 00h01

Atual campeã mundial, a brasileira Thalita Simplicio conquistou a medalha de prata nos 400m rasos da classe T11 (para deficientes visuais) nas Paralimpíadas de Tóquio.

Na raia 5, Thalita e seu guia Felipe Veloso da Silva completaram a prova em 56s80. Esta foi a melhor marca pessoal da brasileira na distância.

O ouro ficou com a chinesa Liu Cuiqing (56s25), que estabeleceu um novo recorde paralímpico e defendeu com êxito o título obtido no Rio-2016 Mas a sua vitória foi confirmada. E o bronze dos 400m foi conquistado pela colombiana Angie Lizeth Pabon Mamian (57s46).

"Ela já vem ganhando tudo desde 2015, mas em 2019 eu ganhei dela. Queria ganhar de novo, mas tudo tem seu dia e sua hora. Queria o ouro, mas a prata tem esse gosto do ouro. Ainda temos outras provas. Tudo vai dar certo", disse a brasileira em entrevista ao SporTV.

Na reta final da prova, houve a sensação de que a chinesa teria sido puxada pelo seu guia, o que é irregular. "A gente recebeu a informação após a prova, mas há uma brecha de que o guia pode ocorrer meio corpo à frente. Mas, independentemente disso, a chinesa foi melhor. E não seria legal vencer por causa de um erro do guia", afirmou Felipe.

Thalita havia se classificado para a final na manhã de hoje, no horário de Brasília. Ela terminou em primeiro lugar na sua bateria com o tempo 57s90. Melhorou a marca na final e conquistou a medalha de prata paralímpica.

Com 24 anos, além do título mundial dos 400m no Mundial de 2019, Thalita também foi segunda colocada na prova dos 200m em Dubai, há dois anos. Em Tóquio, ela ainda vai participar das provas dos 100m e dos 200m T11.

"Fizemos o nosso melhor. Não pode ser uma desculpa, mas 3 tiros em 24 horas é muito doloroso. Demos o que a gente tinha, foi o melhor tempo pessoal. A gente só agradece", concluiu o guia de Thalita.