Topo

Atleta já escondeu barriga e agora disputa Paralimpíadas grávida de 5 meses

Lora Webster, jogadora americana, com marido e os três filhos - Reprodução/Instagram
Lora Webster, jogadora americana, com marido e os três filhos Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

26/08/2021 17h27

Considerada uma das melhores jogadoras da história do vôlei sentado, modalidade adaptada do esporte paralímpico, a norte-americana Lora Webster escondeu das companheiras que disputou os Jogos de Londres, em 2012, grávida de 20 semanas, o que dá quase cinco meses. Agora a história se repete, os tempos são outros, e ela tem orgulho de contar que vai competir na Paralimpíada de Tóquio esperando seu quarto filho.

"As pessoas precisam saber que, desde que você esteja saudável, e eu não esteja tentando dar conselhos médicos de forma alguma, é possível permanecer ativo, e uma gravidez não precisa atrapalhar seus objetivos. Você pode gerenciar as duas coisas se for capaz de fazer isso", diz Webster.

Dona de quatro medalhas em Jogos Paralímpicos — bronze em Atenas, prata em Pequim e em Londres, e ouro no Rio — ela chegou a pausar a carreira depois dos Jogos de 2008 para ter o primeiro filho, porque entendeu que, naquele momento, não valia o risco. Mas Webster diz ter aprendido a lidar com a gravidez enquanto atleta, a ponto de ir a Londres grávida.

"Eu sei competir grávida. Meu corpo sabe o que fazer, eu sei como ter certeza de que estou protegendo o bebê ", afirmou. Na ocasião, ela optou por não contar a ninguém da equipe que estava grávida de Colton, porque não queria afetar a forma como suas companheiras jogavam ao seu redor.

Agora, novamente grávida de 20 semanas, exatamente como aconteceu em 2012, ela diz sentir orgulho de falar sobre o assunto publicamente. "Mas no que diz respeito à competição, o objetivo continua o mesmo e meu esforço e minha dedicação para fazer esse trabalho continuam os mesmos. Esta é apenas uma circunstância", completou.