Topo

Atleta mais velha em Tóquio já pensa em Paris-2024: "Está só a 3 anos"

Amazona australiana Mary Hanna compete na prova de adestramento por equipes em Tóquio - Julian Finney/Getty Images
Amazona australiana Mary Hanna compete na prova de adestramento por equipes em Tóquio Imagem: Julian Finney/Getty Images

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

05/08/2021 04h00

A Olimpíada de Tóquio tem se mostrado bastante democrática quando o assunto é idade. No skate, por exemplo, vimos um pódio formado por Kokona Hiraki (JAP) e Sky Brown (GBR), meninas de 12 e 13 anos, enquanto no tênis de mesa a síria Hend Zaza, atleta mais jovem nesses Jogos, também de 12, chegou a competir com uma austríaca que era 27 anos mais velha.

Mas e o outro lado da moeda? Ou seja, a atleta de mais idade presente nos Jogos de Tóquio... Você sabe quem é? Trata-se de Mary Hanna, amazona australiana de 66 anos que competiu no adestramento individual e por equipes. Uma diferença de "apenas" 54 anos para Zaza.

Mary Hanna é a segunda mulher mais velha a participar de uma Olimpíada, ficando atrás apenas da britânica Lorna Johnstone, também amazona que competiu com 70 anos nos Jogos de 1972, em Munique.

Cavaleira Mary Hanna e atiradora Aislin Jones, as atletas mais velha e mais nova da Austrália nos Jogos do Rio - Ryan Pierse/Getty Images - Ryan Pierse/Getty Images
Cavaleira Mary Hanna e atiradora Aislin Jones, as atletas mais velha e mais nova da Austrália nos Jogos do Rio
Imagem: Ryan Pierse/Getty Images

A australiana nasceu em 1º de dezembro de 1954 e fez em Tóquio a sua sexta aparição em Olimpíadas. Ela competiu pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, quando tinha 41 anos. Depois, foi a Sydney (2000), Atenas (2004), Londres (2012) e Rio (2016).

E acredita que ela já está pensando em Paris? "Está só a três anos de distância", disse. "A não ser que meu corpo quebre todo, com certeza estou pensando em 2024", brincou.

"Eu tenho feito isso há muito tempo. É um daqueles esportes incríveis em que você pode fazer isso independente da sua idade ou sexo", acrescentou.

Em Tóquio, Mary Hanna ficou apenas com a 40ª colocação no adestramento individual e 13ª na prova por equipes. A melhor posição dela em Olimpíadas foi o sexto lugar, em Sydney, no adestramento por equipes. Quem sabe a medalha não vem em Paris?