Topo

Tóquio-2020: Dia 1 tem Marta, Zanetti e chance de pódio; veja onde assistir

Na estreia da seleção em Tóquio-2020, Marta marcou duas vezes na goleada por 5 a 0 sobre a China - REUTERS/Molly Darlington
Na estreia da seleção em Tóquio-2020, Marta marcou duas vezes na goleada por 5 a 0 sobre a China Imagem: REUTERS/Molly Darlington

Do UOL, em São Paulo

23/07/2021 12h00

Abertas oficialmente as Olimpíadas, a partir de hoje (23) o Brasil passa a ter vários atletas estreando em Tóquio. Entre esta sexta-feira e sábado (24), começam a natação, o vôlei, a ginástica artística e vários outros esportes, além do segundo jogo da seleção feminina de futebol. Abaixo, o UOL Esporte lista o que há de melhor no dia 1.

Estreia dura do handebol

O Brasil começa o dia 1 dos Jogos Olímpicos de Tóquio no handebol masculino, às 21 horas (de Brasília) desta sexta-feira (23), contra uma pedreira: a Noruega, uma das candidatas ao ouro. A seleção nórdica não disputou a Rio-2016, mas se destacou ao longo do atual ciclo, com dois vice-campeonatos nos Mundiais de 2017 e 19.

Onde assistir: BandSports e SporTV 2.

Chance de pódio no primeiro dia

Nathalie Moellhausen estreia na esgrima contra a italiana Rossella Fiamingo, às 21h55 desta sexta (23), na fase 16-avos de final. O evento evolui pela madrugada, com semifinais previstas às 6h e 6h30 da manhã de sábado (24), e a disputa por medalha na sequência. A brasileira é candidata ao pódio.

Onde assistir: SporTV 4.

Arthur Zanetti e cia. tentam ir às finais

Arthur Zanetti, ginasta brasileiro que na Tóquio-2020 busca sua terceira medalha nas argolas - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Zanetti já tem duas medalhas olímpicas nas argolas; a terceira seria recorde histórico
Imagem: Reprodução/Instagram

O quinteto formado por Arthur Zanetti, Arthur Nory, Caio Souza, Francisco Barretto e Diogo Soares disputa as eliminatórias da ginástica artística masculina às 22h desta sexta (23). Japão, Grã-Bretanha, Suíça e duas equipes mistas estão na mesma subdivisão, e a classificatória determina quem avança para as finais por equipes, do individual geral e dos seis aparelhos.

Onde assistir: SporTV, Bandsports.

Alison e Álvaro Filho estreiam

Alison Mamute inicia a busca por sua terceira medalha olímpica, agora ao lado de Álvaro Filho, estreante em Olimpíadas. A dupla é a quarta do ranking mundial e não vem de resultados tão bons, mas tem condições de chegar ao pódio. A estreia é contra a dupla argentina Azaad/Capogrosso, às 22h desta sexta (23).

Onde assistir: SporTV 3.

Primeira medalha da Tóquio-2020

É na carabina de ar 10m feminino que sai o primeiro pódio desta edição dos Jogos Olímpicos, em final que começa às 22h45 desta sexta (23). A disputa é equilibrada entre as indianas Elavenil Valarivan e Apurvi Chandela e a romena Laura-Georgeta Ilie.

Onde assistir: SporTV 4.

Ágatha e Duda em ação

O Brasil x Argentina é duplo no primeiro dia do vôlei de praia. Ágatha e Duda são fortes candidatas a medalha e estreiam com favoritismo contra as argentinas Gallay e Pereyra às 23h desta sexta (23).

Onde assistir: SporTV 3.

Estreia dos favoritos

Douglas Souza, da seleção de vôlei, é o mais novo fenômeno do Time Brasil nas redes sociais - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Douglas Souza, da seleção de vôlei, é o mais novo fenômeno do Time Brasil nas redes sociais
Imagem: Reprodução/Instagram

Após ser internado por covid-19 e ficar em estado de saúde delicado recentemente, o treinador Renan Dal Zotto volta a comandar a seleção brasileira masculina de vôlei às 23h05 desta sexta (23). A partida contra a Tunísia, teoricamente o adversário mais fácil do Grupo B (que também tem Rússia, EUA, França e Argentina), marca o retorno do ídolo da Geração de Prata ao banco de reservas. Também tem o fenômeno Douglas Souza em quadra.

Onde assistir: Globo, SporTV e BandSports

Primeiro dia do judô

A primeira luta na Tóquio-2020 é de uma brasileira, Gabriela Chibana, que às 23h desta sexta (23) estreia contra Harriet Bonface, do Malawi. Ela está na categoria até 48 kg do feminino, enquanto Eric Takabatake (masculino, até 60 kg) pega Soukphaxay Sithisane, do Laos. As duas categorias entregam medalhas na manhã do sábado (24), mas a dupla brasileira não está entre os favoritos.

Onde assistir: SporTV 2.

Monte Fuji acima

É a primeira prova valendo medalha a começar na Tóquio-2020, às 23h desta sexta (23), mas não a primeira a acabar. São 130 ciclistas em um circuito que sobe o Monte Fuji, o principal cartão postal do Japão.

Onde assistir: Sem transmissão. Acompanhe no Tóquio-2020 Agora, do UOL,

Felipe Wu tenta repetir Rio-2016

Primeiro medalhista do Brasil na Rio-2016, Felipe Wu fez ciclo olímpico abaixo do esperado e não está entre os favoritos em Tóquio. Ele disputa a fase eliminatória da pistola de ar 10m à 1h da manhã deste sábado (24). Somente as finais terão transmissão (SporTV).

Onde assistir: Classificatória no Tóquio-2020 Agora, do UOL, e final no SporTV 4.

Djokovic em quadra nos simples

Líder do ranking da ATP e favorito ao ouro no tênis masculino, o sérvio Novak Djokovic estreia na Tóquio-2020 contra o boliviano Hugo Dellien. É a quarta e última partida do dia olímpico na quadra central, por isso não tem horário definido, mas não começa antes das 3h de sábado (24).

Onde assistir: SporTV 3.

Jogue como uma garota

A seleção feminina de futebol tem seu teste mais difícil da primeira fase da Tóquio-2020 às 8h deste sábado (24), quando enfrenta a Holanda. Ambas as equipes golearam na estreia (o Brasil fez 5 a 0 na China) e devem se classificar, então na prática o jogo vale a primeira posição do grupo F.

Onde assistir: Globo, SporTV e BandSports

Começa a natação

Guilherme Costa é o primeiro brasileiro a pular na água na natação da Tóquio-2020, na classificação dos 400m livre, às 7h54 deste sábado (24). Felipe Lima e Caio Pumputis estão na classificação dos 100m peito, meia hora depois, e em seguida está previsto o revezamento 4x100m livre feminino (Ana Vieira, Etiene Medeiros, Larissa Oliveira e Stephanie Balduccini).

Onde assistir: SporTV 3 e BandSports.