Topo

Futebol masculino: Austrália surpreende e vence Argentina na estreia

Jogadores da Austrália celebram gol de Wales, contra a Argentina, na estreia nos Jogos Olímpicos - Masashi Hara/Getty Images
Jogadores da Austrália celebram gol de Wales, contra a Argentina, na estreia nos Jogos Olímpicos Imagem: Masashi Hara/Getty Images

Alexandre Araújo

Colaboração ao UOL, do Rio de Janeiro (RJ)

22/07/2021 09h27

No retorno aos Jogos Olímpicos, a seleção de futebol masculino da Austrália surpreendeu e venceu a bicampeã Argentina, na manhã de hoje (22), horário de Brasília. O triunfo por 2 a 0 foi construído com gol de Wales e Tilio. A seleção albiceleste ficou com um a menos durante todo o segundo tempo, após Ortega ser expulso no fim da etapa inicial.

Com o resultado, a Austrália, que disputou as Olimpíadas pela última vez em Pequim 2008, chega à liderança do Grupo C, com três pontos. Espanha, apontada como uma das favoritas, e Egito têm um, enquanto a Argentina ainda não pontuou.

Na próxima rodada, que acontece no domingo, a equipe comandada por Graham Arnold enfrenta a Espanha, enquanto a Argentina enfrenta o Egito.

Volta às Olimpíadas

A seleção masculina de futebol da Austrália volta a participar dos Jogos Olímpicos depois de ficar fora das edições de Londres, em 2012, e Rio de Janeiro, em 2016. Já a Argentina luta pelo tri. Na galeria de títulos do país na modalidade, há o ouro em 2004 e 2008.

Gol, chances e expulsão

O primeiro tempo do jogo foi animado, com as duas seleções achando espaços e criando oportunidades. O gol, inclusive, não tardou a acontecer. Aos 13 minutos, King recebeu lançamento longo na esquerda, dominou e cruzou. Wales, nas costas da defesa, aproveitou e balançou a rede.

A partir daí o que se viu foi o time do técnico Fernando Batista insistindo pelo empate — Valenzuela e Colombatto assustaram, e Barco carimbou o travessão —, mas deixando lacunas na parte defensiva. Em uma das investidas australianas, McGree recebeu na área e emendou uma bicicleta, mas Ledesma pegou.

Ortega, da Argentina, é expulso em jogo contra a Austrália, na estreia no futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio - ASANO IKKO / AFP - ASANO IKKO / AFP
Imagem: ASANO IKKO / AFP

No fim da primeira etapa, a situação da Argentina ficou um pouco mais complicada. Ortega cometeu falta e recebeu amarelo. Enquanto aguardavam a cobrança para a área, Ortega e McGree trocaram empurrões na área, o que fez o árbitro punir os dois com cartão amarelo, que virou vermelho no segundo do camisa 19.

Entrou e fez

Na volta do intervalo, as seleções buscaram manter o ritmo. Ainda antes do primeiro minuto, a Austrália quase ampliou, quando Duke mandou na trave. A Argentina, por sua vez, apesar de estar com um a menos, conseguia igualar as ações e até mesmo se aproximar do empate.

Aos poucos, a Austrália tentava aproveitar a vantagem numérica e manter a posse de bola, com troca de passes. Após algumas oportunidades, em uma delas com bela defesa de Ledesma, a equipe do técnico Graham Arnold ampliou o marcado. Tilio, que havia acabado de sair do banco, recebeu cruzamento de Duke e mandou para o fundo da rede.

Tilio, da Austrália, comemora gol marcado contra a Argentina, no futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio - Masashi Hara/Getty Images - Masashi Hara/Getty Images
Imagem: Masashi Hara/Getty Images

Espanha tropeça

Mais cedo, pelo grupo C, a Espanha, seleção que é apontada como uma das favoritas, apenas empatou sem gols com o Egito.

FICHA TÉCNICA
ARGENTINA 0 X 2 AUSTRÁLIA

Competição: Olimpíadas de Tóquio
Local: Arena Sapporo
Data/hora: 22 de julho de 2021 (quarta-feira), às 7h30 (de Brasília)
Árbitro: Srdjan Jovanovic (SRB)
Assistentes: Uros Stojkovic (SRB) e Milan Mihajlovic (SRB)
VAR: Tiago Martins (POR)
Cartões amarelos: Ortega, Adolfo Gaich, Facundo Medina, Ponce (ARG); Mitch Duke, Riley McGree, Nathaniel Atkinson, Metcalfe, Genreau, Souttar (AUS)
Cartão vermelho: Ortega, da Argentina, aos 47'/1ºT
Gols: Wales, da Austrália, aos 13'/1ºT; Tilio, da Austrália, aos 34'/2ºT

Argentina: Jeremias Ledesma, Hernan De La Fuente (Herrera), Nehuen Perez, Facundo Medina e Francisco Ortega; Fausto Vera, Santiago Colombatto; Fernando Valenzuela (Ponce), Alexis Mac Allister e Esequiel Barco (De la Vega); Adolfo Gaich. Técnico: Fernando Batista

Austrália: Thomas Glover, Nathaniel Atkinson, Harry Souttar, Thomas Deng e Joel King; Riley McGree, Connor Metcalfe e Denis Genreau; Lachlan Wales (Caleb Watts), Mitch Duke e Daniel Arzani. Técnico: Graham Arnold