Topo

Olimpíadas de Tóquio começam com duelo entre Japão e Austrália no softbol

Japão e Austrália se enfrentaram no último torneio olímpico de Softbol, em 2008 - Clive Rose/Getty Images
Japão e Austrália se enfrentaram no último torneio olímpico de Softbol, em 2008 Imagem: Clive Rose/Getty Images

Leonardo Parrela

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

20/07/2021 04h00

A cerimônia oficial de abertura dos Jogos Olímpicos acontecerá na próxima sexta (23), a partir das 8h (de Brasília), mas antes disso alguns esportes já terão iniciado a caminhada olímpica. É o caso do softbol. Hoje (20), japonesas e australianas se enfrentam na primeira disputa oficial dessa edição das Olimpíadas. A partida será disputada em Fukushima, às 21h (horário de Brasília).

A seleção japonesa é uma das favoritas na busca pela medalha de ouro e atual número 2 do mundo no ranking da Confederação Mundial do esporte. A equipe tem um título olímpico, conquistado em 2008, na última vez que o esporte integrou os Jogos. Desde então, as japonesas conquistaram dois títulos mundiais e chegam, juntamente com os Estados Unidos, como grandes favoritas na competição.

Desafiando as anfitriãs estarão em campo as australianas. Apesar de nunca ter sido campeão mundial, o país tem tradição no esporte. A seleção "medalhou" em todas as vezes que a modalidade foi disputada nos Jogos: foi três vezes bronze (1996, 2000 e 2008) e uma vez prata (2004). Atualmente ocupando a oitava posição no ranking mundial, as australianas fizeram seis semanas de preparação em solo japonês para a disputa olímpica.

O torneio terá mais duas partidas ainda na madrugada de quarta-feira (21). A Itália enfrenta os Estados Unidos, em partida prevista para começar à 0h e, na sequência México e Canadá fecham a primeira rodada.

Todas as seleções se enfrentarão na primeira fase e as duas melhores farão a disputa pela medalha de ouro. As equipes com terceiro e quarto melhor rendimento disputarão a medalha de bronze.