Topo

Calor em Tóquio preocupa triatletas brasileiros: "Ninguém esperava"

Vittoria Lopes, Luisa Baptista e Manoel Messias durante coletiva da equipe de triatlo - Reprodução/Canal Olímpico Brasileiro
Vittoria Lopes, Luisa Baptista e Manoel Messias durante coletiva da equipe de triatlo Imagem: Reprodução/Canal Olímpico Brasileiro

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/07/2021 01h47

As altas temperaturas na cidade de Tóquio durante a realização dos Jogos Olímpicos causam preocupação em Vittoria Lopes, Manoel Messias e Luisa Baptista, atletas que vão competir no triatlo. É previsto muito calor para o momento das disputas na modalidade, o que deve afetar a competição e a estratégia.

"Apesar de sabermos que todas as atletas vão estar na melhor forma da vida delas, não vai ser uma corrida tão rápida como é o habitual. Não que os atletas não queiram correr rápido, mas a hora em que eles vão correr, quando for aproximadamente 8 da manhã em Tóquio, já vai estar muito calor", disse em entrevista coletiva o chefe da equipe de triatlo do Brasil, Sergio Santos.

O verão em Tóquio tem sido marcado por altas temperaturas, o que preocupa os atletas. O período entre o final de julho e começo de agosto, justamente quando acontece os Jogos Olímpicos, costuma bater recordes de calor na capital do Japão ano após ano. De acordo com a meteorologista Taylor Ward, a temperatura média esperada durante a competição é de mais 30 graus, podendo chegar até 40 graus em alguns dias e horários.

Luisa Baptista, que ganhou a medalha de ouro no triatlo no Panamericano de Lima, em 2019, afirmou que uma "corrida conservadora" deve ser a melhor estratégia para a prova.

"É tentar nadar o mais a frente possível, tentar deixar menor distância possível na bicicleta e por o pé no chão e saber que você precisa ter uma corrida forte, mas consciente", ela opinou. "Acho que o calor vai influenciar demais e acho que as meninas que saírem muito rápido podem pagar o preço no final"

A preocupação com as altas temperaturas fez com que a aclimatação dos atletas fosse uma das prioridades durante a preparação. A fase final dos treinos de Manoel e Luisa está sendo feita no Havaí. Vittoria, por sua vez, treina no estado americano do Colorado, na altitude, e também tem feito exercícios para se adaptar à umidade de Tóquio.

"A gente priorizou essa preparação no calor visando as condições que a gente encontrou no evento teste em Tóquio, que realmente deixou todo mundo assustado, ninguém esperava tanto calor", disse Manoel Messias durante a coletiva.

A escolha da equipe para a preparação foi o Havaí, já pensando na adaptação ao calor do verão japonês. Além disso, a comissão julga que a viagem relativamente curta entre a ilha, que é o berço do triatlo, também é um ponto positivo, evitando uma maior fadiga na viagem.

"Os treinos têm corrido super bem, acho que a adaptação já está feita, a gente está bem adaptado ao calor. Agora vamos fazer em Tóquio o que a gente treinou aqui", opinou Messias.

Os atletas afirmaram que vão à Tóquio visando, quem sabe, chegar ao pódio. Para Sergio Santos, os três têm condições de brigar pelas posições mais altas da competição.

"Tenho certeza que qualquer um deles terá condição de disputar um lugar da frente dependendo do cenário", disse Sergio. "Estamos muito felizes e muito orgulhosos com tudo o que eles desempenharam nas últimas semanas e nos últimos meses", concluiu.

A equipe de triatlo viaja ao Japão na próxima terça-feira (20). A competição masculina acontece na próxima segunda-feira (26), enquanto as mulheres largam na terça-feira (27).