Topo

Famoso na Rio-2016, "Besuntado de Tonga" se classifica para Tóquio-2020

Pita Nikolas Taufatofua, o "Besuntado de Tonga" - AFP PHOTO / OLIVIER MORIN
Pita Nikolas Taufatofua, o "Besuntado de Tonga" Imagem: AFP PHOTO / OLIVIER MORIN

Do UOL, em São Paulo

29/02/2020 18h30

Lembra do tonganês sem camisa que exibiu seu peitoral lustroso na abertura da Olimpíada do Rio em 2016?

Pois ele está pronto para brilhar outra vez.

O versátil atleta Pita Taufatofua, que ficou mundialmente conhecido por desfilar besuntado em óleo de coco na cerimônia de abertura no Maracanã, acaba de garantir presença em mais um grande palco internacional: ele estará em Tóquio 2020.

O lutador de 36 anos defenderá as cores de Tonga, um pequeno país insular na Oceania, na disputa do taekwondo. Sua classificação foi confirmada hoje após a vitória sobre Steven Tommy, de Papua Nova Guiné, o único outro atleta que disputava a vaga da Oceania com Taufatofua na categoria até 80kg.

Será a terceira participação olímpica de Taufatofua, que depois do Rio se aventurou no esqui cross-country na Olimpíada de inverno de Pyeong Chang. O "Besuntado de Tonga" agora quer ganhar manchetes por outro motivo: ser a primeira pessoa a disputar três Olimpíadas por três esportes diferentes.

Isso porque ele ainda sonha em participar do torneio da canoagem, esporte que escolheu por fazer parte da cultura insular do país. Taufatofua não conseguiu se classificar no pré-olímpico da modalidade há duas semanas, mas ainda terá outra chance na etapa de Duisburgo, na Alemanha, na Copa do Mundo da canoagem.

Caso não obtenha a vaga, ele ainda pode ser convidado pelo Comitê Olímpico Internacional.

Há 104 vagas em 16 esportes individuais distribuídas para garantir a pluralidade entre os participantes, e duas delas são entregues para a canoagem. Esta decisão deve ser tomada apenas em abril

Se conseguir se classificar na canoagem, Taufatofua não terá conflito de agenda para competir por dois esportes diferentes. O taekwondo será disputado entre os dias 25 de julho e 28 de julho, já a canoagem velocidade deve começar apenas em 3 de agosto.