Topo

Cielo diz que Brasil peca em política pública e 'paga preço' pós-Olimpíada

Cesar Cielo afirmou que o Brasil só focou em esporte competitivo na última década - Marwan Naamani/AFP Photo
Cesar Cielo afirmou que o Brasil só focou em esporte competitivo na última década Imagem: Marwan Naamani/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

15/07/2020 14h37

O nadador Cesar Cielo afirmou hoje que o Brasil peca em políticas públicas destinadas ao esporte. De acordo com o campeão olímpico, o país só focou em alto rendimento por ter sediado os Jogos Olímpicos Rio-2016 e agora "paga o preço".

"Vejo que a parte do governo em relação à alta performance tem uma influência grande, importante, muito mais que outros países, mas a gente peca muito no trabalho com a base. A gente precisa levar em consideração o trabalho que está sendo feito com a base e o esporte como social. Um dos erros que a gente cometeu na última década por ter tido Olimpíada em casa foi que a gente só focou em esporte competitivo. E o competitivo no esporte está lá no fim da fila", disse Cielo à CNN.

"A gente vai falar primeiro em saúde, depois em educação, lazer. E a gente está pagando o preço hoje, porque o número de participantes no esporte caiu muito, porque a gente focou só no competitivo. Então, é hora de retomar o equilíbrio entre o investimento do alto rendimento com a base e tentar massificar o esporte de novo, oferecer o esporte para o cidadão brasileiro como uma oportunidade. Hoje, a maioria deles é um privilégio", acrescentou.

De acordo com o nadador, a natação virou um privilégio para alguns, já que não são todas as pessoas que têm fácil acesso a uma piscina.

"Uma piscina, por exemplo, não é todo mundo que tem acesso. Então, a natação deixou de ser uma oportunidade para as pessoas, uma opção, virou um privilégio de quem pode estar ali e participar desse esporte. O que tenho feito com meu instituto é oferecer esses esportes de forma gratuita. E a gente retomar, porque tem muitas piscinas pelo Brasil que estão desativadas. Se a gente colocar uma gestão inteligente lá, a gente pode otimizar tudo que a gente já tem e aí, consequentemente, ter grandes campeões no futuro."