Topo

MMA


Aldo vê vitória em superluta como ponto de virada para subir de peso no UFC

José Aldo e Frankie Edgar em coletiva do UFC, antes da edição 136, em Houston (EUA) - Maurício Dehò/UOL
José Aldo e Frankie Edgar em coletiva do UFC, antes da edição 136, em Houston (EUA) Imagem: Maurício Dehò/UOL

Do UOL, em São Paulo

29/11/2012 06h00

Luta após luta, José Aldo sempre tem de responder a uma pergunta: quando é que o campeão dos penas do UFC partirá para o desafio de subir para o peso leve? A resposta costuma ser a mesma: “quando meu técnico quiser”. Agora, rumo ao UFC 156, o discurso é parecido, mas a mudança parece mais próxima. Segundo o manauara, uma vitória contra o ex-campeão da categoria de cima, Frankie Edgar, pode ser o ponto da virada.

MAIS SOBRE O CAMPEÃO DOS PENAS

  • Aldo admite que Edgar não merecia disputar título, mas festeja superluta no UFC 156 LEIA MAIS

“Eu já considerei subir para o peso leve”, afirmou Aldo ao site MMA Fighting. “Tão cedo quanto meu técnico decida que eu posso subir, vou subir. E acho que esta luta contra Frankie Edgar será o ponto de virada. Se eu for bem contra ele, então eu provarei que posso me dar bem entre os leves.”

Aldo foi o primeiro campeão dos penas (até 66 kg) do UFC, depois de a organização comprar o WEC, evento no qual o brasileiro detinha o cinturão. Desde então, foram três vitórias, varrendo a categoria e ficando sem rivais de peso em seu caminho.

“O Edgar tem uma reputação forte de destruir vários dos seus oponentes. Esta é a motivação para eu enfrentá-lo e, provavelmente, esse será o meu último grande desafio entre os pesos pena”, completou ele.

A mudança de categoria é um assunto discutido abertamente por Aldo e o técnico Dedé Pederneiras. O lutador inclusive faz um trabalho para poder naturalmente se adequar ao peso leve (até 70 kg), aumentando a massa muscular pouco a pouco.

Já Edgar, ex-campeão dos leves, vem de duas derrotas e logo na mudança de divisão ganhou a chance de enfrentar Aldo, no que é considerado uma superluta dentro do Ultimate.