Topo

Fluminense

Roger enaltece atuação do Flu e diz: "Nino é o melhor zagueiro do Brasil"

Roger Machado durante coletiva após empate na estreia do Brasileirão - Mailson Santana / Fluminense FC
Roger Machado durante coletiva após empate na estreia do Brasileirão Imagem: Mailson Santana / Fluminense FC

30/05/2021 00h26

O Fluminense estreou ontem (29) no Campeonato Brasileiro contra o São Paulo, no Morumbi. Após perder um pênalti com Nenê ainda no primeiro tempo, o Tricolor carioca até foi melhor, mas não conseguiu vencer a partida que terminou em 0 a 0. Em coletiva de imprensa, o técnico Roger Machado elogiou a atuação do Fluminense, enalteceu o bom momento de Nino e disse que agora o foco é todo no RB Bragantino, pela terceira fase da Copa do Brasil.

Logo no início da coletiva, Roger já demonstrou satisfação com o desempenho do Fluminense. Para o treinador, a equipe fez um jogo seguro e apresentou agressividade, embora os três pontos não tenham sido alcançados.

"Foi uma grande partida, mantivemos alguns ajustes que tínhamos feito contra o River e foram muito importantes para que conseguíssemos ter um volume de jogo, uma postura agressiva. É claro que fica esse gosto de que algo poderia ter acontecido diferente pelo que nós produzimos, mas por conquistar ponto fora contra o São Paulo, campeão paulista, foi muito bom", disse o treinador.

O comandante tricolor também falou sobre a penalidade batida por Nenê, mesmo tendo Abel Hernández em campo, que converteu suas duas últimas cobranças pelo Fluminense.

"A escolha (do batedor de pênalti) é feita pela comissão técnica, dependendo do jogo, a gente escolhe o melhor batedor para a partida. O Nenê é muito bom, mas errou hoje, porém já fez em outras ocasiões. Também não é sempre que o centroavante baterá a penalidade".

Além disso, o técnico falou sobre a maratona de jogos que o Flu terá pela frente, já que recebe o RB Bragantino na quarta (2), pela Copa do Brasil, e já no sábado (5) enfrenta o Cuiabá, pelo Brasileirão.

Para Roger, o importante é sempre colocar em campo força máxima, mas ele compreende que nem sempre isto será possível.

"A gente vai vendo jogo a jogo, vendo como estão as recuperações dos atletas. Eu tenho por preferência dar uma arejada em alguns setores, mas sempre tentando levar o que melhor de momento a gente tem. É claro que nem sempre vai ser possível, a gente não quer abrir mão de alguma competição. Sabemos que o Campeonato Brasileiro é longo, mas é um campeonato de regularidade, então temos que tomar muito cuidado", afirmou Roger, lembrando que o time perderá Cazares e Nino para os jogos de seleções.

O treinador, ainda, comemorou o fato de o Fluminense ter ficado um jogo sem sofrer gols, já que isto não acontecia há 11 jogos (desde o confronto contra o Botafogo, pela última rodada da Taça Guanabara). Além disso, Roger fez questão de enaltecer Nino:

"Para mim, sem sombra de dúvidas, o Nino é o melhor zagueiro do futebol brasileiro na atualidade. Com relação a não sofrer gols, é muito importante, eu sempre digo para os atletas que se a gente manter o zero no placar estaremos sempre próximos da vitória", disse.

VEJA OUTROS TRECHOS DA ENTREVISTA DE ROGER

Diferenças entre Caio e Biel para Kayky e Luiz Henrique

"São características diferentes, mas eu tenho cobrado muito sim de Kayky e Luiz, e eu costumo a falar nas palestras que é 'perna rápida é perna na bola'. Existe uma razão para isso, porque eu preciso que os quatro jogadores de frente contribuam com esse processo defensivo, porque senão meus volantes e meus zagueiros sofrem muito. Dentro desta característica, Biel e Caio sem perder a força ofensiva contribuíram muito quando foram titulares. Mais eles estão melhorando, hoje eu vi Kayky e Luiz entraram mais atentos a este processo".

Pouca utilização de Ganso

"Eu tenho tido a opção do Cazares entrar em campo, mas agora mesmo eu fui ver que o Cazares vai ficar 40 dias fora, então, o Paulo passa a ser opção quase que imediata. A gente precisa de jogadores do mesmo nível, alguns vão ficar de fora, mas quando tiver oportunidade eu sei que eles vão estar preparados para isso".

Estudo do RB Bragantino

"As análises do adversário, mais especificamente, vão ficar a partir de amanhã, é difícil dizer que tipo de jogo nós vamos ter. Nós sabemos que o Bragantino vem fazendo grandes jogos, contratou grandes jogadores, então é jogo de Copa do Brasil, jogo tenso".

Fluminense