Topo

Após masculino e feminino, São Paulo anuncia férias para a base

06/04/2020 14h03

Após anunciar férias para suas equipes de futebol profissional masculino e feminino, o São Paulo divulgou nesta segunda-feira que fará o mesmo com os garotos das categorias sub-20, sub-17 e sub-15. No caso deles, as férias serão de 13 de abril a 4 de maio.

Os jovens das demais categorias seguem liberados das atividades, em casa, e recebendo suporte do clube à distância. Todos os atletas são monitorados semanalmente pelo setores de assistência social, psicologia, pedagogia, departamento médico, pelas comissões técnicas, com o apoio administrativo e da diretoria. O clube também segue com os treinamentos à distância, com o trabalho dos preparadores físicos sendo feito por vídeos e videoconferência.

As atividades das categorias jovens do São Paulo foram suspensas no dia 16 de março, quando os jogadores foram liberados - as aulas dos garotos já estavam suspensas. Além da Copa do Brasil Sub-17 (estreia com vitória por 4 a 3 sobre o Fluminense, em Cotia), os times de base se preparavam para o início da Copa do Brasil Sub-20 e também para o Campeonato Paulista - o Estadual das categorias júnior, juvenil e infantil estava marcado para começar no primeiro fim de semana de abril.

As medidas de cuidado com o coronavírus em Cotia foram ampliadas a partir de 3 de março, quando os funcionários receberam uma palestra sobre a prevenção da doença. Nesse período, foi ampliada a disponibilidade de álcool gel e folhetos informativos em pontos estratégicos do CFA - folhetos e kits com álcool gel também foram enviados às famílias dos jogadores. Para evitar aglomerações, os horários do refeitório foram alterados. Funcionários dos grupos de risco (acima de 60 anos ou com sintomas de gripe) também foram liberados das atividades.

O CFA de Cotia, inclusive, foi colocado à disposição do Governo de São Paulo para qualquer medida a ser tomada no combate à pandemia, assim como o Morumbi e o CT da Barra Funda. Por enquanto, nenhuma das instalações foi solicitada pelas autoridades.