PUBLICIDADE
Topo

Como funciona o app essencial para os jogadores do Flamengo na quarentena

Jorge Jesus comanda o Flamengo contra a Portuguesa - Thiago Ribeiro/AGIF
Jorge Jesus comanda o Flamengo contra a Portuguesa Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

24/03/2020 09h55

Classificação e Jogos

O mundo ainda se adapta às consequências da pandemia do novo coronavírus. E não é diferente com os jogadores do Flamengo, que tiveram suas rotinas afetadas pela paralisação do futebol nacional. O clube tem adotado medidas para amenizar a perda de preparo físico do elenco, e uma delas é a utilização do Coach ID.

O aplicaivo auxilia os trabalhos de comissões técnicas, como a do Flamengo, em tarefas como planejamento de atividades, treinos táticos, construção de exercícios e análises de jogos, por exemplo. A ferramenta foi desenvolvida por dois treinadores portugueses, João Rico e Acácio Santos.

O Diário LANCE! conversou com Acácio para saber mais detalhes sobre o aplicativo e sobre como os jogadores da equipe de Jorge Jesus, o seu conterrâneo e inspirador, podem se beneficiar durante esta quarentena.

"Fomos conversando e percebendo as necessidades do treinador e as reunimos em uma ferramenta. E o João, diante de todas essas necessidades, avançou para a criação do Coach ID. Hoje, temos um aplicativo que permite ao treinador sustentar todo o seu trabalho diário. Estamos em busca de expansão, não estamos nem há dois anos no mercado, e temos solicitações a nível mundial", contou Acácio, por telefone.

"Por intermédio do estafe do Mister, e de acordo com as necessidades de agora, faz todo o sentido uma equipe como o Flamengo utilizar o Coach ID, que permite a um treinador um construir uma ideia de jogo e fundamentá-la. Nós somos defensores da ideia de que o treinador tem que criar o seu próprio modelo de jogo e saber fundamentá-lo no dia a dia", completou.

Também há uma ferramenta segmentada para os jogadores. O elenco do Flamengo é instruído a utilizá-la e repassar os resultados expostos na tela para a comissão técnica do clube.

"Também criamos o Coach ID Player, que tem uma interface criada para o jogador, onde se faz a avaliação do PSF (percepção subjetiva de força), que é um dado científico, como também do Wellness, ligado ao seu bem-estar, por exemplo. O atleta pode avaliar qual foi a sua intensidade do trabalho, e o treinador pode observar o impacto que tal atividade proporcionou individualmente. É fundamental para aproximar a ideia do técnico ao condicionamento físico do jogador, que sente-se mais seguro com um aplicativo em que recebe um ficheiro de suas valências físicas, que pode enviar à comissão técnica e, instantaneamente, o permite acompanhar os seus limites, para que saiba se está seguro ou não quanto a lesões", destalhou Acácio.

"Posso dizer que, nesta atual fase, em que o jogador está treinando de casa, o treinador poder receber esse feedback do jogador, e logo, é essencial, como também é para o atleta se sentir motivado e focado para que a sua forma seja mantida, até que isto passe e tudo volte ao normal", complementou.

Por fim, Acácio Santos teceu elogios a Jorge Jesus, que chega a Lisboa hoje (24), aproveitando o período de paralisação para estar próximo à família:

"O Jorge Jesus, ou Mister, como vocês também passaram a se habituar a chamá-lo no Brasil, é uma referência a nível mundial. É um treinador muito especial, que tem uma ideia de jogo muito forte, e é inteligente na preparação das equipes e como as dispõe para jogar. É um dos melhores do mundo", elogiou.

Os treinos em casa

Os jogador do Flamengo se cadastraram na plataforma por meio de seus celulares e, assim, passaram a ter acesso aos conteúdos, alterados de acordo com rotina e necessidade de cada um.

No último fim de semana, o Flamengo informou que os jogadores estavam recebendo em casa alguns equipamentos diretos do Ninho do Urubu. A entrega foi feita pelo preparador físico Roberto Oliveira.

Há variações dos equipamentos, mas a base dos kits entregues possui os seguintes itens: bicicleta, colchonete, mini band, kettlebell, TRX, banco, halteres, anilhas e barra.

Band: Éverton Ribeiro quer manter o bom momento após a paralisação

Jogo Aberto

Flamengo