PUBLICIDADE
Topo

Futebol


Autuori deve utilizar Pedro Raul em tempo parcial contra o Náutico

18/02/2020 14h07

Ciente da importância de avançar na Copa do Brasil em termos psicológicos e financeiros, o novo treinador do Botafogo, Paulo Autuori deve utilizar o atacante Pedro Raul em parte da partida contra o Náutico, na próxima quarta-feira. O artilheiro da equipe na temporada, com três gols, se recupera de lesão na coxa direita, mas é considerado peça fundamental para a equipe pela comissão técnica. O jogo único pela segunda fase da competição será realizado às 21h30, no Estádio dos Aflitos, em Recife. Um empate leva a decisão da vaga para os pênaltis.

- O Pedro Raul vai viajar e vai continuar o tratamento. Ainda é algo arriscado. Entendi a importância dele para equipe, para um jogo importante e decisivo como esse. Sabemos o que a classificação vai gerar em termos de confiança e moral, além da importância para as receitas do clube. Ainda restam três sessões de tratamento, depois vamos tomar a decisão, mas, certamente, ele não poderá atuar os 90 minutos. Como vou gerir isso, ainda vou decidir - disse Autuori.

Outro desfalque confirmado pelo treinador é a do zagueiro Carli. O argentino ficou fora do viagem em razão de um incômodo no joelho esquerdo. Para a vaga, entra Ruan Renato, reforço que ainda não estreou pelo Glorioso.

- Há um incômodo claro e Carli não vai viajar. Está definido. Foi uma decisão em conjunto com o jogador e os profissionais da área de rendimento. Ruan Renato vai substitui-lo. Infelizmente, lesões e cartões amarelos acontecem. Então a gente tem que entender que precisamos evitar cartões amarelos desnecessários. Esse é um trabalho que tem que ser sempre feito - completou.

O fato de ter em mãos um time formado, em grande parte, por jogadores jovens não é um impeditivo para a classificação, na opinião do treinador. Autuori voltou a ressaltar que gosta de ajudar jogadores em início de carreira. Com pouco tempo de trabalho, ele vai focar as exigências na atitude do grupo dentro de campo.

- O desafio foi lançado. Um jogo fora de casa, decisivo. Sem a menor possibilidade de mostrarmos o que queremos ser. Uma das características do meu trabalho é o desenvolvimento do jogador. O que é importante para um jogador jovem é dominar os conceitos táticos da função em que joga. A equipe é jovem, mas não vejo isso como um impeditivo de tudo o que podemos demonstrar. Alguma coisa do que queremos vamos mostrar. Principalmente em relação à atitude, como a entrega ao jogo, o fato de jamais desistir e a consciência tática.

Críticas ao calendário

Contratado para substituir Alberto Valentim, Autuori comandou o primeiro treino, há menos de uma semana. Incomodado com o pouco tempo para trabalhar, o treinador alvinegro fez críticas à organização do futebol brasileiro.

- Vou ser crítico à realidade e ao comando do futebol brasileiro, como tenho sido ao longo da minha carreira. É impensável você começar uma competição, tendo três alternativas de datas, tendo que viajar em uma época de carnaval, com poucos voos disponíveis. Esperava ter pelo menos 10 dias de treinamento, o que já seria um privilégio, mas não foi possível. Não damos um passo à frente nesta questão. Os problemas se mantém os mesmos a cada ano - criticou.

O Botafogo treinou na manhã desta terça-feira, e embarcou, em seguida, para a capital pernambucana.

Futebol