Topo

Corinthians

Defesa sólida é a chave do momento positivo do Corinthians no Brasileirão

Cássio faz defesa durante São Paulo x Corinthians na primeira fase do Campeonato Paulista - MAURO HORITA/ESTADÃO CONTEÚDO
Cássio faz defesa durante São Paulo x Corinthians na primeira fase do Campeonato Paulista Imagem: MAURO HORITA/ESTADÃO CONTEÚDO

04/10/2019 08h00

As recentes atuações do Corinthians não vêm sendo dignas de grandes elogios. Mesmo assim, o time está com 100% de aproveitamento no segundo turno e hoje é o quarto colocado do Campeonato Brasileiro, com 41 pontos. O rendimento da defesa, a melhor da competição, ajuda a explicar o momento do Timão na tabela do principal torneio do país.

Até aqui, o time comandado pelo técnico Fábio Carille sofreu apenas 13 gols em 22 rodadas - o que lhe garante uma média de 0,59 gols sofridos por partida no Campeonato Brasileiro. O rendimento da defesa é vital para o Timão se manter forte na briga pelas primeiras colocações na tabela de classificação.

Isto porque, a produção do ataque não tem sido lá essas coisas. Até aqui, o Corinthians soma 25 gols (média de 1,14 por jogo) na competição, o que lhe garante apenas o nono posto no quesito. Como efeito de comparação, o Flamengo - líder do Brasileirão e dono do melhor ataque - balançou as redes adversárias em 47 oportunidades após 22 rodadas.

Por isso, o sistema defensivo formado por Cássio, Fagner, Manoel, Gil e Danilo Avelar tem tamanha importância para a equipe comandada pelo técnico Fábio Carille. Se quiser permanecer vivo por uma vaga direta na Copa Libertadores do ano vem e, mais do que isso, desafiar Flamengo e Palmeiras nas primeiras posições da tabela, é necessário manter o bom rendimento defensivo.

No próximo sábado, às 19h, o Timão terá um teste de fogo. Em Porto Alegre, o clube do Parque São Jorge visita o Grêmio - semifinalista da Libertadores e um dos melhores times do Brasil na atualidade. Apesar da dificuldade, o Corinthians vai preparado para medir forças com seu adversário e tentar pontuar longe de seus domínios.

Corinthians