Topo

Como jogar sem Arrascaeta? As opções do Flamengo sem o uruguaio

Arrascaeta, durante partida entre Flamengo e Internacional - Thiago Ribeiro/AGIF
Arrascaeta, durante partida entre Flamengo e Internacional Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

04/10/2019 05h55

Arrascaeta voltou a ser decisivo para o Flamengo na noite da última quarta-feira, em empate por 1 a 1 com o Grêmio, pela partida de ida das semifinais da Copa Libertadores. Saiu dos pés dele a assistência para Bruno Henrique ir à rede e abrir o placar. Agora, a passar por uma artroscopia no joelho esquerdo nesta manhã, o uruguaio terá que ver o Flamengo jogar sem o seu talento. O que fará Jorge Jesus?

O questionamento tomou conta das redes sociais na última quinta, logo depois de o Rubro-Negro informar as lesões de Arrascaeta e Filipe Luís. Um dos possíveis substitutos de Arrascaeta, Reinier, por exemplo, se tornou um dos assuntos mais comentados do Twitter ao longo do dia.

Além da o jovem, há outras três opções viáveis para cobrir a ausência do camisa 14, levando em conta os critérios e padrões adotados por Jesus durante o seu comando. Confira

REINIER

Reinier é, possivelmente, a opção preferida da torcida. Aos 17 anos, o meia é quem mais se aproxima das valências de Arrascaeta no atual elenco. Técnico e capaz de pensar o jogo, o jovem da Seleção Brasileira de base já mostrou serviço na equipe profissional substituindo o próprio uruguaio, iniciando como titular e marcando um gol contra o Avaí, em triunfo pelo Brasileiro.

O garoto, a princípio, se apresentará à Seleção para o Mundial Sub-17 só após os três próximos jogos do Brasileirão. Logo, caso seja o substituto, deve fazer com que Jesus altere novamente o time depois da Data Fifa. A aguardar se o clube brigará com a CBF para que a sua prata da casa seja liberada do torneio.

Provável time: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Renê (Filipe Luís); Willian Arão, Gerson, Reinier e Everton Ribeiro; Bruno Henrique e Gabigol.

PIRIS DA MOTTA

Contra o Grêmio, Piris da Motta foi acionado para o lugar de Gerson, que sentiu dores. O paraguaio é uma possibilidade tangível, já que Gerson, chamado de "Coringa" por Jorge Jesus", poderia voltar a atuar mais avançado. Assim, Arão retornaria à função de segundo volante, já que Piris estaria à frente da zaga.

Com mais liberdade, Gerson poderia fazer o lado esquerdo de ataque, flutuando e alternando com Everton Ribeiro, assim como Arrascaeta vinha fazendo para abastecer Bruno Henrique e Gabigol.

Provável time: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Renê (Filipe Luís); Piris da Motta, Willian Arão, Gerson e Everton Ribeiro; Bruno Henrique e Gabigol.

VITINHO

Mesmo distante de pôr em prática o seu melhor futebol, Vitinho é uma outra opção para a sequência. Já habituado a atuar no lado esquerdo de ataque, o camisa 11 pode ser a aposta no caso de Jesus querer dar um perfil mais "posicional" ao seu ataque - assim como ocorreu contra o Cruzeiro.

No entanto, Vitinho terá que ser mais incisivo e fazer por onde para conquistar espaço entre os 11. Em 2019, o atacante soma 34 jogos e seis gols. Não vai à rede desde a nona rodada do Brasileiro, antes da parada para a Copa América. Ou seja, ainda não fez gol na Era Jorge Jesus. Chegou a hora de engrenar?

Provável time: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Renê (Filipe Luís); Willian Arão, Gerson e Everton Ribeiro; Vitinho, Bruno Henrique e Gabigol.

BERRÍO

Pré-convocado para os próximos amistosos da seleção colombiana, Berrío acabou sendo cortado da chamada final e, com isso, estará à disposição para os jogos do Flamengo a seguir. Mais acostumado com o lado direito do ataque, pode fazer com que Everton Ribeiro flutue mais do lado esquerdo para o centro. Ou seja, a estrutura tática seria alterada consideravelmente.

O colombiano também "forçaria" um ataque mais posicionado, em uma possível adaptação ao 4-3-3.

Provável time: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Renê (Filipe Luís); Willian Arão, Gerson e Everton Ribeiro; Berrío, Bruno Henrique e Gabigol.

O 'QUINTO' ELEMENTO

É possível ainda que Jorge Jesus, enquanto aguarda Arrascaeta, que só de voltar em meados de novembro, opte por um "quinto elemento". Talvez um outro volante, como o já elogiado Vinícius Souza, ou o jovem atacante Lucas Silva.

O fato é que o desafio não será dos menores, tendo em vista que a engrenagem do Flamengo está bem encaixada e rendendo frutos. O próximo jogo, o primeiro sem Arrascaeta nesta sequência, será já neste domingo, contra a Chapecoense, pela 23ª rodada do Brasileiro. O palco será a Arena Condá.