Topo

Flamengo avalia retrospecto e não descarta Arrascaeta em semi com Grêmio

Arrascaeta aplaude Flamengo Volta Redonda - Thiago Ribeiro/Agif
Arrascaeta aplaude Flamengo Volta Redonda Imagem: Thiago Ribeiro/Agif

Alexandre Araújo, Leo Burlá e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

04/10/2019 04h00

Resumo da notícia

  • O lateral-esquerdo Filipe Luis e o meia Arrascaeta tiveram lesões detectadas após o duelo com o Grêmio
  • Jogadores já iniciaram tratamento; Arrascaeta passa por artroscopia hoje
  • Participação de jogadores na partida de volta, no Maracanã, não está totalmente descartada
  • Técnico Jorge Jesus terá de solucionar desfalques no meio de campo

As notícias das lesões de Filipe Luis e Arrascaeta geraram muitos lamentos por parte dos torcedores rubro-negros, mas a perspectiva de parte do departamento de futebol do Flamengo não é tão ruim. Apesar dos desfalques em momento importante da temporada, internamente, há quem não descarte uma recuperação a tempo de o técnico Jorge Jesus contar com ambos na partida de volta contra o Grêmio, no dia 23, no Maracanã.

Pouco depois de os resultados dos exames detectarem os problemas, os dois jogadores já iniciaram os respectivos tratamentos no hotel onde a delegação está hospedada em Porto Alegre, e, no caso de Arrascaeta, o mais grave, a artroscopia já será realizada na manhã de hoje (4), no Rio.

Filipe Luis e Arrascaeta mostram início do processo de recuperação - reprodução/Instagram - reprodução/Instagram
Imagem: reprodução/Instagram

Apesar de não vislumbrar prazos e demonstrar total cautela, o departamento médico lembrou, em debate interno, o caso de Vitinho, que recentemente teve um estiramento no ligamento e uma lesão no menisco do joelho esquerdo. O camisa 11 teve a lesão no confronto com o Corinthians, no dia 21 de julho, pelo Campeonato Brasileiro, e foi relacionado para o duelo com o Internacional, pela Libertadores, um mês depois.

À época, a recuperação de Vitinho foi considerada dentro das expectativas e o jogador foi opção ao técnico Jorge Jesus para a partida eliminatória - em que, inicialmente, não contaria com Gabigol.

No Ninho do urubu, o entendimento de alguns é que a lesão de Arrascaeta é de menor gravidade, gerando a esperança, ainda que remota, de participação da decisão do dia 23.

Na Libertadores do ano passado, uma lesão de um meia também chegou a causar preocupação no Flamengo. Em abril, Diego embarcou para Bogotá, na Colômbia, onde o time rubro-negro encarou o Santa Fe, dias após acusar uma lesão muscular na coxa direita. Ele foi reavaliado pouco depois do desembarque e foi titular no duelo, que terminou empatado sem gols.

Estes últimos retrospectos de recuperação em trabalho junto ao departamento médico "animam" o Flamengo para contar com Filipe Luis e Arrascaeta no jogo que decidirá vaga na final, daqui a pouco menos de 20 dias.

Escolhido pode vir de dupla 'sem espaço'

Para suprir a ausência de Filipe Luis, a tendência é que Renê, titular até então, seja o escolhido. Já no meio, Jesus, talvez, tenha um quebra-cabeça em mãos.

Recentemente, Reinier tem sido opção a Arrascaeta, porém, o jovem meia se apresentará à seleção sub-17 no dia 14 para a disputa do Mundial da categoria. Desta forma, em breve, o treinador não terá Arrascaeta, Reinier e Diego, que desde julho se recupera de uma fratura no tornozelo esquerdo.

Vitinho marca e aponta para o nome da mãe na camisa - Alexandre Vidal Fotógrafo - Alexandre Vidal Fotógrafo
Imagem: Alexandre Vidal Fotógrafo

Caso opte por manter o esquema que vem utilizando, 4-1-3-2, em que o meio tem Arão, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta, Jorge Jesus pode ter como solução a entrada do volante Piris ou do atacante Vitinho. Com Piris, Arão pode ser avançado e Gerson ocupar a vaga de Arrascaeta. Ou ainda, manter a formação atual, com Vitinho pelo lado esquerdo.

Piris e, principalmente, Vitinho chegaram à Gávea com boas expectativas por parte da torcida rubro-negra, no meio do ano passado. Porém, pouco mais de um ano depois, não conseguiram engatar uma sequência e encontram dificuldades em conseguir espaço.

Piris acertou com o Flamengo depois de uma negociação com alguns entraves com o San Lorenzo, da Argentina. Já no caso de Vitinho, contratação mais cara da história do clube até a chegada de Arrascaeta, no começo deste ano, o Rubro-Negro investiu cerca de R$ 54 milhões para contratar o jogador que tinha vínculo com o CSKA, da Rússia.