Topo

Dudu, Felipe Melo, Deyverson: Palmeiras tem líderes em estatísticas no BR

Atacante Dudu comemora gol do Palmeiras sobre o Grêmio, em jogo do Brasileirão - Pedro H. Tesch/AGIF
Atacante Dudu comemora gol do Palmeiras sobre o Grêmio, em jogo do Brasileirão Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

O Palmeiras terminou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro com a segunda melhor campanha, acumulando 39 pontos em 57 possíveis, três pontos atrás do Flamengo. Mas o clube tem cinco jogadores liderando sete quesitos diferentes, de acordo com o Footstats.

Grande destaque do título do ano passado, Dudu aparece como recordista em três estatísticas: assistências, cruzamentos e faltas recebidas. Os laterais Marcos Rocha e Diogo Barbosa ainda são recordistas em desarmes na atual edição. Já Felipe Melo é quem mais recebeu cartões, enquanto Deyverson, mesmo com menos espaço, tem mais impedimentos do que qualquer outro.

Dudu

Os números ressaltam a importância que o jogador eleito o craque do último Campeonato Brasileiro mantém no Palmeiras. Líder em assistências no torneio no ano passado, com 14 passes para gol, Dudu já soma sete neste ano - é o destaque no quesito também no clube, na temporada, com 13. E o número poderia ser maior com a ajuda dos companheiros: o camisa 7 também lidera em assistências para finalização: 34.

Em seus 18 jogos no Nacional de 2019, o atacante ainda foi o recordista em cruzamentos: 143, sendo 36 certos e 107 errados, com uma média de 7,9 tentativas por partida. Dudu cruza oito vezes por jogo e acerta dois deles. Além disso, ninguém sofreu mais faltas do que ele no Brasileiro: 72, uma média de quatro por atuação.

Marcos Rocha

Ninguém tentou roubar a bola de um adversário tanto quanto o lateral direito do Palmeiras neste Campeonato Brasileiro. Marcos Rocha acumula 63 desarmes em suas 17 atuações. Na média, são 3,7 tentativas por jogo, com índice de correção de 81%: são 51 acertos e 12 erros no quesito.

Diogo Barbosa

Se Marcos Rocha é quem mais tenta desarmar, Diogo Barbosa tem mais acerto: 56, cinco acima do lateral direito do Palmeiras, que, no quesito, só o supera no total de tentativas. Com um jogo a menos em relação ao colega (16 contra 17), o canhoto fica à frente também em média de tentativas (3,8). Diogo errou apenas cinco desarmes em todo o Brasileiro, configurando um índice de acerto de 91,8%. Em média, são 3,5 desarmes certos por partida.

Felipe Melo

Felipe Melo acumula oito cartões amarelos e um vermelho em 13 atuações no Brasileiro. Os números são exatamente iguais ao do meio-campista Allan, do Fluminense, mas a liderança nada agradável no quesito é do camisa 30 do Palmeiras pela média, já que o jogador do clube carioca atuou um jogo a mais na competição. O veterano do Verdão só não levou cartão em quatro vezes que entrou em campo: nas vitórias por 4 a 0 sobre Fortaleza, 2 a 0 diante do Avaí e 3 a 0 contra o Fluminense, todas no Allianz Parque, e na derrota por 3 a 0 para o Flamengo, no Maracanã. A expulsão ocorreu no 2 a 2 diante do Bahia, no Allianz.

Deyverson

Deyverson não atuou nas cinco últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, mas, ainda assim, ostenta uma marca nada positiva, ainda mais para um centroavante: ninguém ficou mais impedido do que ele. Foram 12 marcações de posicionamento irregular em 13 jogos na competição - em média, quase uma por partida, ou exatamente 0,9.

Errata: o texto foi atualizado
O volante Allan, do Fluminense, jogou uma partida a mais que Felipe Melo, do Palmeiras, e não uma a menos como foi publicado anteriormente. A informação foi corrigida.
ESPN, Ei PLus e Fox Sports

Assista aos jogos e programas de ESPN, EI Plus e Fox Sports sem TV a cabo.

Mais Palmeiras