Topo

Corinthians

Corinthians consolida defesa com Luxemburgo e chega a três jogos sem sofrer gol

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

02/06/2023 06h00

O Corinthiansvem mostrando uma clara evolução em seu sistema defensivo nas últimas semanas. A equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo não sofre gol há três jogos, somando todas as competições.

O Timão foi vazado pela última vez diante do Flamengo, no dia 21 de maio. Na ocasião, o Corinthians jogou melhor em grande parte do tempo, mas sofreu gol de Léo Pereira nos acréscimos. De lá para cá, o time empatou com o Argentinos Juniors em 0 a 0, venceu o Fluminense por 2 a 0 e bateu o Atlético-MG pelo mesmo placar.

A melhora do Corinthians passa, além por questões coletivas, como o crescimento de jogadores no aspecto individual. Bruno Méndez vive grande momento, Murillo se consolidou como titular absoluto e Matheus Bidu vem dando consistência ao setor esquerdo.

Contra o Galo, na última quarta-feira, Luxa ousou e mudou o esquema tático do Timão. A equipe passou do tradicional 4-4-2 para um 3-4-1-2, com a utilização de alas. Não se sabe se esse esquema terá sequência, mas fato é que o grupo se portou bem contra o Atlético-MG e "mordeu" bastante os atleticanos.

Luxemburgo gosta de falar que a defesa começa no ataque e analisa as origens dos gols sofridos e não apenas onde eles terminam. Nessa linha, o treinador fez adaptação importante recentemente: deu menos obrigação defensiva para Róger Guedes. O camisa 10 deixou o lado esquerdo no momento defensivo para atuar mais avançado, ao lado de Yuri Alberto. Maycon vinha fazendo sua cobertura pelo lado no 4-4-2 e Matheus Bidu fez esse papel contra o Galo, no sistema de três zagueiros.

O próximo teste para a defesa do Corinthians será neste sábado, contra o América-MG. A equipe visita o Coelho em Belo Horizonte, às 18h30 (de Brasília), pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. O Timão possui o sexto pior sistema defensivo do Brasileirão, com 12 gols sofridos.

Corinthians