Títulos, derrota para Tite e seleção: as duas passagens de Luxa pelo Corinthians
redacao@gazetaesportiva.com (Redação)
01/05/2023 17h29
Vanderlei Luxemburgo, anunciado nesta segunda-feira como novo técnico do Corinthians, dirigirá o clube pela terceira vez ao longo da sua carreira. Pelo Timão, o treinador conquistou o Campeonato Brasileiro de 1998 e o Campeonato Paulista de 2001.
A primeira passagem de Luxemburgo pelo Corinthians foi em 1998, pouco antes de ele assumir a seleção brasileira — ele chegou a conciliar os trabalhos na CBF e no Parque São Jorge.
O treinador conduziu o Timão ao título brasileiro daquele ano, tendo batido o Cruzeiro na grande decisão. No mesmo o ano, o Alvinegro também foi vice-campeão paulista, perdendo para o São Paulo na final.
A segunda passagem aconteceu em 2001, logo após deixar o comando da Seleção Brasileira. Neste ano, o treinador conduziu o Corinthians ao título paulista em cima do Botafogo-SP e ao vice da Copa do Brasil diante do Grêmio, comandado por Tite na época.
Ao todo, Luxemburgo possui 136 jogos como treinador do Corinthians, com 63 vitórias, 34 empates e 39 derrotas, um aproveitamento de 55% dos pontos conquistados.
O treinador fará sua reestreia pelo Alvinegro nesta terça-feira, contra o Independiente del Valle, pela Copa Libertadores.
Aos 70 anos, Luxemburgo assinou com o Corinthians até final de 2023, quando termina o mandato do presidente Duilio Monteiro Alves. Na temporada, o Timão ainda disputa Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores.