Topo

Jovens artilheiros, Endrick e Marcos Leonardo tentam encerrar jejum em clássico

Endrick, do Palmeiras, e Marcos Leonardo, do Santos - Foto 1: Cesar Greco/Palmeiras | Foto 2: Ivan Storti/Santos FC
Endrick, do Palmeiras, e Marcos Leonardo, do Santos Imagem: Foto 1: Cesar Greco/Palmeiras | Foto 2: Ivan Storti/Santos FC

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

04/02/2023 08h00

Palmeiras e Santos entram em campo neste sábado, às 18h30 (de Brasília), no Morumbi, pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro. No comando do ataque, as duas equipes apostam em duas grandes promessas formadas em suas categorias de base, que já brilham no profissional, mas vivem um jejum de gols neste início de temporada.

Cria da Academia

Com apenas 16 anos, Endrick já se consolidou no elenco principal do Palmeiras e assumiu a titularidade depois de uma ascensão meteórica em 2022. A joia do Verdão começou a temporada passada como protagonista da equipe sub-20 que conquistou o título inédito da Copinha, com seis gols marcados durante a campanha.

Depois disso, ainda com 15 anos, ele fechou a sua participação no sub-17 palmeirense com destaque no título da Copa do Brasil da categoria. Endrick ainda seguiu no elenco sub-20, pelo qual conquistou o Campeonato Brasileiro. Ao completar 16 anos, em julho, o centroavante assinou o seu primeiro contrato profissional e passou a completar treinos com o elenco de Abel Ferreira com mais frequência.

A estreia pela equipe profissional aconteceu em outubro, na goleada por 4 a 0 sobre o Coritiba, ao entrar na vaga de Rony. Já os dois primeiros gols de Endrick aconteceram na vitória por 3 a 1 sobre o Athletico-PR, na Arena da Baixada, jogo decisivo para a conquista do título brasileiro. Na partida seguinte, contra o Fortaleza, em noite de festa, o centroavante voltou a marcar, balançando a rede pela primeira vez no Allianz Parque.

Foram sete jogos no time profissional em 2022, com três gols e uma assistência. Além da consolidação na equipe principal, os bons números e o desempenho proporcionaram a venda de Endrick para o Real Madrid, em acordo fechado no fim de dezembro. A sua mudança para o novo clube, contudo, só acontece em julho de 2024, quando ele completa 18 anos.

Assim, a joia palmeirense iniciou a nova temporada já negociada com o clube espanhol e como titular do setor ofensivo do Verdão. Apesar disso, Endrick ainda não balançou a rede nos quatro jogos que disputou 2023 e, contra o Santos, busca o seu primeiro gol no ano.

Menino da Vila

Marcos Leonardo é a grande esperança de gols do Santos em 2023. Após oscilar em 2020, quando foi lançado para o time profissional, o atacante se firmou de vez na equipe titular no final de 2021, quando marcou gols decisivos para ajudar o Peixe a se livrar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

Com o destaque, o Menino da Vila iniciou 2022 com mais moral com Fábio Carille, então treinador do clube. Ele foi testado como titular e correspondeu bem. Nos cinco primeiros jogos da temporada, balançou as redes três vezes e deu uma assistência.

Desde então, o torcedor santista se acostumou a vibrar com tentos de Marcos Leonardo. Ao todo, foram 21 gols em 57 partidas (52 como titular). Assim, ele encerrou a temporada como o artilheiro do Santos. A efeito de comparação, o segundo atleta no ranking foi Léo Baptistão, com sete.

Em 2023, o atacante também começou a temporada voando. O jogador de 19 anos marcou um golaço no jogo treino contra o EC São Bernardo, em Atibaia, e também deixou a sua marca na estreia do Paulistão, na vitória de 2 a 1 sobre o Mirassol, na Vila Belmiro.

Desde então, porém, Marcos Leonardo não conseguiu mais estufar as redes. São quatro jogos de jejum. Até então, o maior período que o garoto passou sem balançar as redes na última temporada foi de sete compromissos, entre fevereiro e março.

Apesar do jejum de gols neste início de temporada, Endrick e Marcos Leonardo figuram entre os titulares de suas equipes mesmo tão jovens. Por isso, tanto Palmeiras quanto Santos pediram a liberação de seus atletas, que estavam convocados pela Seleção Brasileira sub-20 para a disputa do Sul-Americano da categoria. Ambos seriam desfalques nas rodadas iniciais do Paulistão, mas os clubes contavam com os seus artilheiros para a disputa do estadual.

Neste sábado, portanto, Endrick e Marcos Leonardo ficam frente a frente pela primeira vez e buscam colocar um ponto final aos seus respectivos jejuns. Palmeiras e Santos se enfrentam a partir das 18h30 (de Brasília), no Morumbi, pela sexta rodada do Campeonato Paulista.