Topo

Aposentado, Varejão explica nova função no Cleveland: 'Tenho carta branca'

Anderson Varejão marcou época com a camisa 17 do Cleveland Cavaliers  - Divulgação/Cleveland Cavaliers
Anderson Varejão marcou época com a camisa 17 do Cleveland Cavaliers Imagem: Divulgação/Cleveland Cavaliers

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

26/01/2023 20h00

Aposentado oficialmente desde o último fim de semana, quando marcou presença e foi homenageado numa partida do Cleveland Cavaliers, o brasileiro Anderson Varejão será consultor de desenvolvimento de atletas e embaixador global da franquia que defendeu por 13 temporadas na NBA. Em coletiva de imprensa nesta quinta (26), o ex-pivô explicou qual será sua nova função nos Cavs.

"Meu papel vai ser de acompanhamento diário dos treinamentos com a comissão técnica. Estar ali para ajudar como eu puder, da maneira que o time precisar, dando palpite, um toque aqui ou ali. O técnico já me deu carta branca para participar das reuniões, fazer trabalho de desenvolvimento, principalmente na área de pivô, que foi onde atuei praticamente em toda a minha carreira", disse.

"Como embaixador global, desenvolver ações para levar o nome de Cleveland para diferentes comunidades e países. Impactar de forma positiva usando o basquete", completou Varejão —que marcou época com a camisa 17 dos Cavs e tinha até um dia em sua homenagem durante a temporada da NBA.

Questão familiar influenciou decisão

Varejão disse ainda que o bem-estar familiar foi determinante para a decisão de se aposentar e trabalhar nos EUA. Aos 40 anos, ele é pai de dois filhos.

"Sempre falo que o que eu tinha que ter feito dentro de quadra, eu fiz. Respeitei o basquete também, o que é importante. Chegou o momento", declarou.

"A parte familiar também pesou, queria estar próximo aos meus filhos. Acabei entrando nessa nova jornada, viajar só de vez em quando, ficar mais em casa, mas poder dar sequência na minha história em Cleveland, na cidade e na franquia, poder retribuir um pouco de tudo que me proporcionaram. Vai ser uma oportunidade gostosa, estou muito feliz", explicou Varejão.

Anderson Varejão vestiu a camisa dos Cavs de 2004 a 2016 e por um curto período em 2021. Com a franquia, conquistou o título da Conferência Leste nas temporadas 2006/07 e 20014/15. Em ambas, ficou com o vice-campeonato da NBA.

O ex-pivô também passou por Saldanha da Gama, Franca, Barcelona, Golden State Warriors (onde foi campeão e vice da NBA), Flamengo e seleção brasileira.