Topo

Santos

Santos nunca avançou da 1ª fase da Libertadores com menos de 10 pontos

Fernando Diniz tenta levar o Santos para o mata-mata da Libertadores - Ivan Storti/Santos FC
Fernando Diniz tenta levar o Santos para o mata-mata da Libertadores Imagem: Ivan Storti/Santos FC

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

21/05/2021 07h00

O Santos está totalmente focado no duelo decisivo contra o Barcelona de Guayquil, na quarta-feira, pela sexta rodada da Copa Libertadores. Diante da equipe equatoriana,o alvinegro santista vai tentar se classificar fazendo menos de dez pontos na fase de grupos pela primeira vez na história.

Atualmente, o clube da Vila Belmiro tem seis pontos conquistados no Grupo C. Em caso de vitória, o time de Fernando Diniz chegará a nove pontos, um a menos que as piores campanhas santistas que permitiram a classificação às oitavas de final.

Tanto em 2006 quanto em 2018 o Santos somou dez pontos na fase de grupos e conseguiu avançar na Libertadores. Na primeira ocasião, ficou em segundo no Grupo 6, que acabou liderado pelo Cúcuta Deportivo, da Colômbia, que fez 11 pontos.

Já na edição de três anos atrás, os dez pontos foram suficientes para que ficasse com a primeira colocação do Grupo F. A segunda posição foi do Estudiantes, da Argentina, que fez oito pontos.

Na fase de grupos da Libertadores de 2020, três equipes se classificaram fazendo menos de dez pontos. Internacional, com oito pontos, Deflín-EQU e Libertad-PAR, com sete, foram os segundos colocados nos Grupos E, G e H, respectivamente.

O Santos só foi eliminado na fase de grupos da Libertadores uma vez. Em 1984, a equipe da baixada ficou na lanterna do Grupo 3, que contava com América de Cali, Junior Barranquilla (ambos da Colômbia) e Flamengo. Com quatro derrotas e dois empates, o Alvinegro fez apenas dois pontos.

O duelo contra o Barcelona está marcado para quarta-feira, às 21 horas (de Brasília), no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil. O time brasileiro seis pontos, enquanto o time equatoriano aparece com 10. Já o Boca Juniors, com sete, enfrentará o The Strongest, que tem seis.

Santos